lira-anuncia-gt-para-discutir-regulacao-de-plataformas

Lira anuncia GT para discutir regulação de plataformas

Presidente da Câmara, Arthur Lira, falou sobre GT de regulação de plataformas digitais com jornalistas (imagem de arquivo) | Foto: Maria Ramos / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Arthur Lira, falou sobre GT de regulação de plataformas digitais com jornalistas (imagem de arquivo) | Foto: Maria Ramos / Câmara dos Deputados

Após reunião de líderes  na tarde desta terça-feira, 9, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que será criado um Grupo de Trabalho (GT) sobre a regulação de plataformas digitais para tentar buscar consenso sobre o tema. Segundo ele, segue o impasse sobre o texto do PL 2630/2020, que ficou conhecido como PL das Fake News, sobre a definição de entidade reguladora e eventual impacto na liberdade de expressão.

“Na reunião de líderes, com todos os líderes presentes, ficou colocado claramente que o caminho mais hábil, mais tranquilo, é a confecção de um grupo de trabalho que deve funcionar por 30 a 40 dias e chegar com um texto mais maduro no Plenário”, disse o presidente da Câmara a jornalistas.

Questionado se o ritmo do debate no Congresso Nacional pode ser afetado pelo conflito entre o CEO do X (antigo Twitter), Elon Musk, contra decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por determinar o bloqueio de contas de investigados, ou impactado por eventual julgamento sobre a revogação do artigo 19 do Marco Civil da Internet na Corte, Lira negou.

“Nós temos diversas questões que simplesmente permeiam esse assunto e não é por causa da polêmica atual que vai mudar ou não o posicionamento para os deputados que já se posicionaram em relação a esse assunto na Casa”, disse o parlamentar.

Segundo o deputado, os pontos que impedem o PL das Fake News de avançar com a versão atual envolve a narrativa construída de violação da liberdade de expressão.

“Não há uma questão de governo e oposição, é uma questão de posição individual de cada parlamentar, que se expressa de acordo com a sua vontade. Os líderes não conseguiram colocar isso em votação, e não conseguiram colocar isso na discussão de hoje. Então, perdermos tempo com discussão que não vai pra frente será muito pior do que nos reunirmos e fazermos [um GT], como sempre fizemos, com muita tranquilidade e transparência”, concluiu o presidente.

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV