Nos primeiros quatro meses de 2024, as redes sociais foram muito movimentadas por marcas. Das que mais obtiveram destaque, estão Burger King e o Duolingo, app educacional. Segundo a plataforma de performance e repercussão Zeeng, ambas estão entre as 10 marcas que mais engajaram no período, em que o BK somou em média 27 mil engajamentos por publicação, enquanto Duolingo fechou o quadrimestre com 23 mil.
Dentro do quadrimestre, a marca de fast food anunciou campanhas e ações icônicas como Calvo Drive-thru, que distribuiu 500 mil Whoppers para calvos de todo o País e gerou mais de 47 mil menções, a parceria com Carmed, em que lançou um gloss hidratante com aroma de grelhado no fogo e resultou em +27% de aumento em vendas em três dias.
Para se aproximarem de seus consumidores finais e conquistarem a preferência em meio a tantos concorrentes, as marcas têm aproveitado os meios digitais para se comunicarem com as pessoas e assim se tornarem mais humanizadas no estilo “gente como a gente”. Desta forma, elas se mantêm em conversas e aproveitam para surfar no hype de trends, gerando resultados de engajamento.
Esse tipo de posicionamento gera o sentimento de empatia e identificação, além da honra que é ser notado por empresas renomadas. Ao participar ativamente de conversas e interagir com seus seguidores, a marca tem como retorno o engajamento do público, ou seja, quanto mais presente nas trends, assuntos em alta, temas cotidianos e memes, mais engajado esse perfil será.
E é exatamente isso que o Duolingo faz, com o objetivo de construir uma marca que inspire identificação, seja humana e que faça parte da cultura de forma inteligente e divertida. Portanto, busca desenvolver uma conexão autêntica com os usuários. Não apenas monitorando o que os alunos falam nas redes sociais, mas criando espaços para diálogos reais e divertidos. Assim, o Duo – a coruja mascote do app – conversa, apoia, faz piada e ensina, ajudando na humanização e inspirando amor pela marca. A criação de conteúdo é um dos principais pilares da marca no Brasil, feito com base nas próprias conversas dos alunos e, assim, se adaptando a cada uma das redes sociais. Este é um grande diferencial da comunicação do app – a liberdade criativa e produção dedicada para cada rede, tornando a marca fluente em cada uma delas.
O Duolingo, além de suas interações icônicas nas redes sociais, é também conhecido por ir atrás dos alunos em todos os lugares e momentos inusitados para motivá-los a fazerem as lições no app de maneira divertida. Exemplo disso foi a campanha #VerãoCombinaComLição, criada no começo do ano, em que o Duo foi para o Rio de Janeiro e invadiu um dos principais destinos de férias dos brasileiros com o objetivo de não ser esquecido e não deixar as ofensivas (número de dias seguidos que as lições na plataforma são completadas) dos alunos serem perdidas. Além disso, o Duo, mascote do app, também participou do Carnaval de rua de São Paulo, interagindo com os alunos em alguns bloquinhos da cidade com fantasias icônicas, como a de copo Duonley.
“Entendemos que para garantir o sucesso e uma boa comunicação com nossos alunos, precisamos estar perto deles. E é isso mesmo que temos como objetivo quando pensamos em campanhas e nas interações nas nossas redes sociais. O humor está no DNA dos brasileiros e também na essência da marca Duolingo, nos ajudando muito a criar uma conexão autêntica, mas sempre com o intuito de trazer mais alunos para o app. Além disso, posicionamos a corujinha mais amada do Brasil em lugares estratégicos e se integrando à cultura local para não passar despercebida, para motivar e ajudar ainda mais os brasileiros a continuarem se empenhando e não perderem o ritmo de estudos”, completa Analigia Martins, Diretora de Marketing do Duolingo no Brasil.