Núclea adquire sistema de seguros da CERC e ingressa no mercado de registro

A Núclea está ampliando seu portfólio e sua atuação para um novo segmento. Com a aquisição do Sistema de Registro de Operações da CERC, que opera junto ao Sistema de Registro de Operações (SRO), da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a empresa passará a registrar operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros, atendendo à norma da entidade reguladora do setor.

A aquisição já foi submetida ao CADE e aguarda essa aprovação para ser concluída. O sistema hoje opera em todos os ramos de seguros que já foram chancelados pela SUSEP e a atualização prevista aguarda autorizações. Com isso, a Núclea atuará em um mercado que fatura anualmente R$ 200 bilhões e conta com mais de 120 seguradoras ativas na reguladora.

O sistema adquirido é o modelo de desenvolvimento e execução de aplicativos que opera 100% em nuvem e segue todos os padrões definidos para a troca de informações com o SRO. O credenciamento da Núclea junto ao regulador foi solicitado no fim do ano passado e a compra da plataforma ocorreu este ano.

“É mais um passo importante na nossa jornada de expansão. Vamos passar a operar desde já vários ramos de seguros, oferecendo um serviço de qualidade para o mercado com toda a nossa experiência em registro”, afirma o CEO da Núclea, André Daré. “Nossa meta é, também, ampliar a cartela de clientes atendidos pelo sistema que adquirimos, principalmente para as empresas que já trabalham em nosso ecossistema”.

“A motivação do negócio foi a capacidade de se reinventar e aprimorar o mercado de SRO a partir dessa transação, cujo foco é na construção de um ecossistema de registro que efetivamente atenda aos objetivos da SUSEP e gere valor para seguradoras e segurados”, explica Fernando Fontes, CEO da CERC. “A CERC segue com foco em desenvolvimento de soluções em recebíveis e de inteligência de dados”.

Após o credenciamento da SUSEP e aprovação do CADE, a migração será finalizada e as integrações podem ser feitas com as seguradoras via API, arquivo ou portal, de acordo com a necessidade de cada seguradora. Com a migração concluída, os clientes que operam com a CERC passarão a ser atendidos pela Núclea.

Para garantir a conformidade com a regulação da SUSEP, a Núclea vai oferecer toda a infraestrutura para que seguradoras realizem os registros de apólices e eventos, como endossos, fluxos financeiros, sinistros, entre outros.

O Sistema de Registro de Operações é um projeto de modernização do envio de dados à SUSEP e tem o propósito de dar maior formalidade às transações de seguros. A tecnologia visa melhorar a gestão de riscos e análise de dados pelo mercado supervisionado via empresas cadastradas como registradoras de operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros. O registro para as empresas que operam o seguro garantia passou a ser obrigatório a partir de novembro de 2020.

Tags

Compartilhe

Pimenta: Se Congresso demorar, TSE vai regular plataformas digitais para as eleições
Como usar códigos e cheats em Supermarket Simulator? Veja tutorial
X-Men ’97 traz de volta personagem clássico das animações da Marvel
1º de Maio: relembre 7 trends sobre trabalho que ficaram em alta no TikTok
Game Boy Advance: 10 jogos mais baixados para emulação do GBA
iPhone, geladeira e mais: veja lista de usados mais vendidos na OLX no 1º trimestre
Rivais: quando o filme com Zendaya estreia no streaming?
Céu de maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas e ocultações lunares
5 melhores placas-mãe para comprar em 2024
5 desafios perigosos da internet para você NÃO repetir em casa