Conectividade chega a menos de 20% da área produtiva no campo

Conectividade tem baixa penetração na área agrícola produtiva do País, mostra ConectarAGRO (crédito: Freepik)

A ConectarAGRO lançou, nesta quarta-feira, 17, o Indicador de Conectividade Rural (ICR). O índice, desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), aponta que apenas 18,8% da área agrícola produtiva (isto é, excluindo reservas e áreas não produtivas) no Brasil têm condições de conectividade adequada para atividades operacionais, com uma concentração maior nas regiões Sul e Sudeste. As conexões são essencialmente feitas em 4G.

Com base em dados referentes a 2023, o indicador também mostra que somente 37,4% das propriedades rurais estão conectadas.

O ICR ainda indica que a média de conectividade em municípios rurais no País é de 0,45, numa variável que vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, melhor as condições de conectividade. Porto Alegre, por exemplo, tem nota 1, enquanto a cidade de Maués (AM) obteve uma pontuação de 0,0051.

“Sentíamos falta de informações sobre conectividade na área rural. A ideia é ter uma percepção real da situação no campo”, disse Ana Andrade, presidente da ConectarAGRO, em encontro com a imprensa, em São Paulo.

Indicadores

Segundo a associação, o ICR levou 18 meses para ser elaborado. Na prática, o indicador cruza dados do Índice Brasileiro de Conectividade (IBC), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e de fontes provenientes dos estados.

O índice ainda contempla subcritérios, abrangendo aspectos produtivos, sociais (escolas e unidades de saúde), ambientais (áreas de conservação e reservas indígenas) e de infraestrutura (presença de backhaul de fibra óptica).

Nestes casos, também em uma escala de 0 a 1, os melhores resultados são vistos nos critérios de infraestrutura (0,614) e de produção (0,572). Os quesitos ambiental (0,127) e social (0,062) aparecem com médias mais baixas.

O indicador ainda apresenta resultados por unidades federativas. Distrito Federal (0,807), Rio de Janeiro (0,715) e Espírito Santo (0,685) lideram o ranking. Na outra ponta, Amazonas (0,101), Roraima (0,123) e Amapá (0,127) são os estados com os piores índices de conectividade nas áreas rurais.

“O Brasil é o primeiro país em exportação de diversas culturas e cerca de 30% do PIB [Produto Interno Bruto] depende do agro – e tudo isso com menos de 20% da área produtiva com conectividade”, ressaltou a presidente da entidade. “Esperamos que o indicador sirva de instrumento para políticas públicas assertivas”, complementou Ana.

Mudança na presidência

No encontro com a imprensa, a diretoria da ConectarAGRO informou que Paolla Campiello assumirá a presidência da associação ainda este mês. A presidente eleita assinará o termo de posse no próximo dia 30, durante a feira Agrishow.

O post Conectividade chega a menos de 20% da área produtiva no campo apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Órgão regulador restabelece regras de neutralidade da rede nos EUA
Dragon Ball Sparking Zero tem novo trailer de gameplay com Gohan do futuro
Telescópio James Webb exibe detalhes inéditos da Nebulosa Cabeça de Cavalo
TikTok também pode ser banido da Europa? Presidente da Comissão Europeia responde
Threads vai pagar até R$ 26 mil para manter criadores na plataforma
X-Men ‘97 terá final em três partes! Veja trailer e datas
Gemini: app de inteligência artificial do Google chega ao Android no Brasil
iPhone 16 deve contar como novo módulo de câmeras; veja
Gray Zone Warfare: veja preço e requisitos do FPS realista de PC
SES anuncia a compra da Intelsat por US$ 3,1 bilhões