Ciberataques aumentam 38% no primeiro trimestre de 2024

O primeiro trimestre de 2024 apresentou uma continuação e evolução dos desafios de cibersegurança que surgiram em 2023, com um aumento significativo nos ciberataques em diversos setores e regiões. Os pesquisadores da Check Point Research (CPR) compartilham novas tendências e dados sobre o crescimento dessas ameaças cibernéticas em todo o mundo:

. Aumento recorrente nos ataques cibernéticos: O primeiro trimestre de 2024 registrou um aumento marcante de 28% no número médio de ataques cibernéticos por organização em relação ao último trimestre de 2023, embora houvesse um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

. Foco contínuo em ataques aos fornecedores de hardware: Os fornecedores e fabricantes de hardware tiveram um aumento substancial de 37% nos ataques cibernéticos em relação ao ano anterior, enquanto os setores de Educação/Pesquisa, Governo/Forças Armadas e Saúde mantiveram suas lideranças como os setores mais atacados no primeiro trimestre de 2024.

. Variações regionais contrastantes: A região da África assinalou um aumento notável de 20% nos ataques cibernéticos, em contraste com a América Latina, que teve uma diminuição de 20% em relação ao ano anterior.

. Ransomware continua a crescer: A Europa observou um aumento de 64% nos ataques de ransomware em relação ao ano anterior, seguida pela África (18%), embora a América do Norte tenha emergido como a região mais impactada por ataques de ransomware, com 59% dos quase 1.000 ataques de ransomware publicados em sites de “vergonha” de ransomware.

Tags

Compartilhe

TIM anuncia parceria e lança tecnologia para o agro com IA
Vivo marca presença com conectividade e tecnologia na Agrishow
Aria: IA do Opera One ganha gerador de imagens e reprodutor de áudio
Scooby-Doo ganhará novo live-action produzido pela Netflix
Pesquisadores detectaram nova molécula química no Sistema Solar, diz estudo
NCIS: Hawaii é cancelada e fãs fazem campanha para salvar série
Protect Call: Itaú lança recurso para combater golpe da falsa central telefônica
WhatsApp testa seção que mostra contatos que estiveram online recentemente
Relembrar é viver: 9 programas da TV Cultura que envelheceram bem
Neon lança novo app com leitura de chaves Pix manuscritas e mais; veja as melhorias