Plataforma que controla e mapeia os elos da cadeia logística chega ao mercado

O setor logístico ainda enfrenta o desafio de uma comunicação eficiente e em tempo real, principalmente se tratando das informações das indústrias. Atualmente, cada empresa embarcadora cria sua própria aplicação de torre de controle para garantir o acompanhamento e efetividade das entregas, mas esse cenário gera diversas dificuldades frente à grande quantidade de transportadores. Agora, o mercado acaba de ganhar uma plataforma que integra todos os elos da cadeia logística – embarcador, cashing care, B2B e B2C -, aliando informação à segurança.

A torre de controle Hodie – que une pessoas, processos e sistemas – é resultado de uma parceria entre a Tecmar Transporte & Logística, do Grupo Log-In, e a Runtec, especializada em softwares e aplicativos para logística e Supply Chain. O projeto une o trabalho da Runtec com a Hodie, uma suíte modular desenvolvida para controlar processos logísticos para as indústrias — desde a colocação do pedido até a entrega ou devolução — a alta capilaridade da Tecmar, que opera de Norte a Sul do Brasil e movimenta diariamente cerca de 2,5 mil toneladas entre coleta e transferência.

Para garantir os resultados de controle e mapeamento de toda a cadeia logística, a nova tecnologia é atrelada ao CRM das indústrias embarcadoras para que haja a unificação das torres de controle — o que significa integrar também todos os dados das operações. Ou seja, passando por todas as informações desde a solicitação de coleta, tempo total de trânsito da mercadoria dentro da empresa, tempo de transferência e de distribuição, ocorrência, custos extras, logística reversa, agendamento, chegando até o pós-venda.
Essa inovação coloca a Tecmar à frente do mercado, que ainda não dispõe de nenhuma tecnologia desse nível, como ressalta Mauricio Alvarenga, Diretor Executivo da Tecmar.

Transformação do mercado

Com a Hodie, o que o mercado passa efetivamente a ter agora é uma plataforma que integra em um só lugar todas as cadeias de consumo, do embarcador, a produtora até o destinatário, com velocidade e segurança. É ter um operador logístico que trata as encomendas com o olhar e a responsabilidade da empresa embarcadora, indo muito além de garantir a eficiência das entregas, mas suportando a estratégia de mercado das indústrias, que demandam um alto nível de critério e detalhamento, segundo explica Alvarenga.

“Imagine você chegar ao mercado e não ter o produto que está habituado a comprar por falhas na operação logística ou, em um cenário ainda mais grave, instituições de saúde ficarem desabastecidas de insumos. Esse tipo de problema é de responsabilidade da indústria embarcadora, que, por isso, demanda um alto nível de informação sobre a sua mercadoria enquanto ela está sendo transportada. Afinal, no fim do dia, ela é a maior interessada em ter o seu produto na gôndola e evitar perdas de mercado”, comenta o executivo.

Já a Hodie, graças à capacidade de integração, elimina todos os gargalos de comunicação que podem ocorrer no processo entre API, WhatsApp e telefone, levando para o workflow todas as empresas de maneira unificada, do embarcador até o destinatário final.
De acordo com o CEO da Runtec, Maurício Fabri de Oliveira, a solução desenvolvida em conjunto com a Tecmar trará um nível de integração e visibilidade para toda a cadeia, atendendo às expectativas dos clientes embarcadores, em todas as regiões do Brasil, inclusive nas mais críticas, como a região Nordeste. “Vamos entregar transparência para toda a cadeia e, com isso, damos um salto tecnológico no setor, oferecendo excelência em nível de serviço”, reforça Oliveira.

A ferramenta da Runtec já estava presente no embarcador e no destinatário, com soluções de agendamento, e agora fecha a cadeia de suprimentos, incluindo a parte da transportadora, graças à parceria com a Tecmar. Para isso, a companhia utilizará o “gateway” — um produto Open Logistics da Runtec que intermedia toda a comunicação entre as partes e permite as APIs se conectarem. Uma das vantagens é o fato de se tratar de um projeto com a metodologia ágil, com entregas de aperfeiçoamento na plataforma que vão acontecer gradualmente, além de contar com uma equipe altamente capacitada para o seu desenvolvimento.

Tags

Compartilhe

TikTok não recua e pretende lutar pela permanência nos EUA; entenda
Estado da Espanha aumenta participação na Telefónica
Anatel anuncia novas medidas de combate às chamadas abusivas
Microsoft abre mais de 10 mil vagas para capacitação de mulheres em tech
Apostando no ganho de eficiência com IA, Honeywell lança solução para o setor Aeroespacial
Como bots de cambistas impulsionam vendas ilegais de ingressos
Setores criticam ação do governo junto ao STF contra a desoneração da folha
Verizon, NatWest e Global Anti-Scam Alliance colaboram com a Mastercard para combater os fraudadores
Cooperativa de grãos digitaliza áreas de vendas e RH
Faixa de 3.5 GHz está disponível em mais 220 municípios