Para 69% das empresas, transformação digital eleva eficiência operacional

A interação entre tecnologia e gestão de pessoas não é apenas desejável, mas essencial para o sucesso a longo prazo das empresas. De acordo com o Índice Transformação Digital Brasil 2023, produzido pela Pwc Brasil, 69% das instituições esperam que o aumento da eficiência operacional aconteça com a implementação da transformação digital, que ocorre principalmente via automação e automatização de tarefas operacionais.

Isso mostra como as organizações continuam voltadas aos impactos imediatos ou de curto prazo da digitalização e menos à transformação estratégica e cultural, processos que exigem mais tempo, mas são cruciais para a competitividade e a sustentabilidade do negócio.

Em relação às mudanças na estrutura organizacional, 12% das organizações mencionaram a formação de novas áreas dedicadas ao digital e à inovação ou a reestruturação de equipes, priorizando especialistas em gestão de infraestrutura, soluções em nuvem e automação de processos. Além disso, 17% das empresas salientaram mudanças no modelo de operação, incorporando práticas como metodologias ágeis, trabalho remoto e aprimoramento estratégico de departamentos específicos.

“Os colaboradores não são apenas usuários passivos da tecnologia, mas sim agentes ativos que moldam a sua utilização e impacto dentro da empresa. Os gestores e líderes precisam entender as necessidades, preocupações e expectativas dos seus colaboradores em relação à tecnologia, oferecendo o suporte necessário para que se sintam confortáveis e capacitados para utilizar essas ferramentas eficazmente”, analisa o CEO da Agiletech e especialista em tecnologia e negócios, Antonio Muniz.

A tecnologia desempenha um papel crucial ao capacitar as organizações a se manterem competitivas em um mundo em constante mudança. Desde sistemas de automação até inteligência artificial e análise de dados, as empresas podem otimizar processos, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões com o auxílio da tecnologia. No entanto, é importante lembrar que a implementação bem-sucedida dessas ferramentas depende não apenas da sua eficácia técnica, mas também da aceitação e colaboração das pessoas envolvidas.

Além disso, a gestão de pessoas desempenha um papel fundamental na promoção de uma cultura organizacional que valoriza a inovação, a aprendizagem contínua e a colaboração. “Ao criar um ambiente onde as pessoas se sintam incentivadas a contribuir com ideias, experimentar novas abordagens e trabalhar em equipe, as empresas podem maximizar o potencial da tecnologia e alcançar resultados excepcionais”, comenta Muniz.

Embora encarem a estratégia de transformação digital como fundamental, as empresas ainda não priorizam a transformação integral do negócio para um modelo plenamente digital. Apenas 7% dos participantes indicaram mudanças abrangentes em sua estratégia, incluindo o redesenho do núcleo do negócio e a implementação faseada em todas as áreas.

Por outro lado, é igualmente importante reconhecer que a tecnologia nunca pode substituir completamente o valor humano nas organizações. “Enquanto as máquinas podem ser eficientes na execução de tarefas repetitivas e previsíveis, são as pessoas que trazem criatividade, intuição e empatia para resolver problemas complexos e lidar com situações imprevisíveis. É fundamental reconhecer que uma não pode existir plenamente sem a outra e que os gestores e líderes devem encontrar um equilíbrio harmonioso entre as duas áreas”, declara o especialista.

Portanto, os gestores e líderes precisam adotar uma abordagem holística que reconheça e integre tanto a tecnologia quanto as pessoas em suas estratégias de negócios. Isso envolve investir em ferramentas e recursos tecnológicos de ponta, ao mesmo tempo, em que valoriza o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores. Ao fazer isso, as empresas podem criar um ambiente onde a tecnologia e as pessoas trabalham em harmonia, impulsionando a inovação, a produtividade e o sucesso empresarial a longo prazo.

Tags

Compartilhe

Lifemark: conheça a história real que inspirou o novo filme da Netflix
7 jogos grátis para resgatar e jogar no PC, consoles e mobile
20Bet Brasil: é confiável? Apostas online e bônus de R$ 500
10 notícias mais importantes da semana (22/04 a 26/04)
TikTok não recua e pretende lutar pela permanência nos EUA; entenda
Estado da Espanha aumenta participação na Telefónica
Anatel anuncia novas medidas de combate às chamadas abusivas
Microsoft abre mais de 10 mil vagas para capacitação de mulheres em tech
Apostando no ganho de eficiência com IA, Honeywell lança solução para o setor Aeroespacial
Como bots de cambistas impulsionam vendas ilegais de ingressos