Anatel prorroga licença do satélite Telstar 12V parcialmente

(Crédito: Freepik)

A Anatel concedeu hoje, 28, prorrogação da licença do satélite Telstar 12V, da Skynet Satellite Corporation  parcialmente, pois excluiu algumas frequências que eram antes ocupadas pelo satélite. O satélite fica na  posição orbital 15°O. No Brasil a representante legal da empresa canadense Skynet é a Telesat Brasil. A prorrogação se dará até 05 de janeiro de 2031.

A licença para o satélite excluiu, no entanto, as  subfaixas de 12.570 MHz a 12.624 MHz (polarização horizontal, transponder K20), 12.632 MHz a 12.686 MHz (polarização horizontal, transponders K10 e K21) e 12.694 MHz a 12.748 MHz (polarização horizontal, transponders K11 e K22).

Mercado de satélite Brasil

Conforme o parecer da área técnica, “quanto aos mercados varejistas dos serviços de telecomunicações, suportados por rede satelital, não se vislumbra a possibilidade de alterações no ambiente competitivo nesses mercados, uma vez que,  existem neste momento 44 satélites autorizados a prover capacidade em território brasileiro, sendo que a SKYNET  possui 1 satélite em operação comercial (Telstar 12 Vintage), ou seja, “não há risco ao processo competitivo decorrente da prorrogação, considerando que os mercados varejistas a jusante do segmento satelital mantêm a sua disposição uma condição de oferta de capacidade espacial ampla”.

Ainda conforme a Anatel, existem 6 estações terrenas cadastradas relacionadas ao satélite Telstar 12 Vantage, de um total de 31.465 estações terrenas cadastradas individualmente.

O preço público do direito de exploração de satélite é de R$ 102.677,00 (cento e dois mil, seiscentos e setenta e sete reais). E as estações terrenas deverão possuir filtros de recepção apropriados, a fim de se protegerem contra interferências prejudiciais provenientes de emissões nas mesmas faixas ou próximas dos enlaces de descida, que estejam operando conforme regulamentação.

Conforme o acórdão, a licença “está aderente aos objetivos do Decreto nº 11.738, de 18 de outubro de 2023, que dispõe sobre o Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação – PRO-REG, em especial a coordenação e o alinhamento estratégico entre as políticas setoriais e o processo regulatório, em especial ao Planejamento Estratégico da Anatel quanto aos objetivos de Infraestrutura e Qualidade e Dinamismo do Mercado”.

O post Anatel prorroga licença do satélite Telstar 12V parcialmente apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Os 10 personagens mais fortes de My Hero Academia
Fatal Fury City of the Wolves terá lutador brasileiro no elenco; conheça!
X-Men ganhou filme tão ruim nos anos 90 que nem Deadpool faz piada com isso
Caos primitivo: estudo revela reviravolta na formação do Sistema Solar
O que significam as torres na tela inicial do PS2? Entenda o segredo!
Os 10 filmes mais pirateados da semana (27/04)
Como desbloquear alguém no Instagram Web?
5 melhores servidores de GTA V RP para jogar com o FiveM
Telegram ganha compartilhamento de localização, aniversário e muitos outros recursos; veja
Steam: veja 25 jogos em promoção com até 93% de desconto