Plano estratégico da Edenred potencializa iniciativas de sustentabilidade nos negócios do Grupo

Como parte de sua estratégia global, o Beyond, a Edenred, líder mundial em soluções especializadas de pagamentos para empresas e detentora das marcas Ticket, Edenred Ticket Log, Edenred Repom, Edenred Pay e Punto, reforça o tema sustentabilidade como uma das principais bases para a condução do negócio como um todo e implementa novas maneiras de gerenciar e reduzir seu impacto no meio ambiente.

“Nosso compromisso com as temáticas relacionadas à sustentabilidade ambiental é de longa data e o Beyond chega para reforçar esse direcionamento ancorado em um dos pilares do plano, que tem como finalidade ir além como empresa e em iniciativas que promovam impacto positivo no meio ambiente. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, falhas no combate às mudanças climáticas, eventos climáticos extremos, perda da biodiversidade, destruição de ecossistemas e crise de recursos naturais estão entre os principais riscos, não apenas para o meio ambiente, mas também para a economia mundial. Acreditamos que as empresas são peças fundamentais para o enfrentamento desses riscos e precisam contribuir ativamente para mitigar esses efeitos”, destaca Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil.

As iniciativas da Edenred estão alinhadas à política ambiental e à estratégia global de sustentabilidade do Grupo, o Ideal, composto por três pilares, entre eles, o Pilar Planet, que institui o compromisso com a prevenção da poluição, gerenciamento de resíduos e com o consumo consciente de recursos naturais, algumas iniciativas foram implementadas pela Edenred e reforçam esse posicionamento.

Em parceria com a eureciclo, startup que certifica a logística reversa de embalagens e materiais pós-consumo por meio da compensação ambiental, a Edenred apoiou a reciclagem de cerca de 200% do volume de plástico e papel utilizados para a produção de cartões de PVC e seus respectivos envelopes. A reciclagem é realizada pela startup por meio de parcerias com cooperativas de catadores, o que eleva a renda mensal dos profissionais em pelo menos 15%. “A sustentabilidade está no centro do nosso negócio e, como resultado, atingimos alguns números importantes como as 117,45 toneladas de CO2 equivalente que deixamos de lançar na atmosfera com as ações de reciclagem”, pontua Aguirre.

A utilização do PVC reciclado na produção dos cartões das marcas da Edenred reduz o consumo de plástico, diminui as emissões de CO2 na atmosfera em 36%, o consumo de energia em 50%, o de água em 75% e estimula a cadeia de reciclagem. Além disso, os cartões Superflex da Ticket, que concentram diversos benefícios em uma única solução, possibilitam a redução da emissão de novos plásticos, além de propiciar a diminuição da extração de matéria prima, consumo de energia e geração de novos resíduos.

Por meio da Punto, solução de pagamentos da Edenred que inclui um POS inteligente para ajudar os comerciantes a aceitarem cartões e outros tipos de transações digitais, o Grupo fechou parceria com a Brasil Reverso, empresa de reciclagem de eletroeletrônicos domésticos para coletar os terminais da marca após sua vida útil, de modo que seus componentes sejam destinados à indústria da reciclagem e utilizados na produção de novos produtos.

Outro exemplo é a criação, em 2022, do Move for Good, programa global de sustentabilidade da Edenred, que apoia as empresas clientes na transição para uma mobilidade de baixo carbono. O programa tem como base três pilares que orientam todas as iniciativas desenvolvidas: Conscientizar, que incentiva uma cultura que promova a mobilidade sustentável impulsionando a transformação do comportamento do cliente. Mensurar & Reduzir, que visa impulsionar a gestão das emissões e a adoção de melhores práticas para descarbonização de frotas. E Compensar & Preservar, que visa compensar as emissões de gases de efeito estufa que não puderam ser reduzidas ou evitadas por meio de projetos certificados e apoiar a preservação da biodiversidade.

Durante o Capital Markets Day, no final de 2022, a Edenred firmou o compromisso no combate às mudanças climáticas, por meio de apoios, como a adesão à iniciativa global Science-Based Target Initiative (SBTi), compromisso público com base científica sólida, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa no mundo e engajar a cadeia de valor da empresa nessa jornada.

Tags

Compartilhe

Aproveite: Loja Oficial Autorizada da Huawei abre com descontos incríveis
Clientes Claro reclamam das mudanças dos planos do Max
MAPFRE reduz 72% dos contatos diretos na central de atendimento
Pesquisa mostra padrões de troca do Android para iOS; confira
O que esperar da AGC da Oi? Adiamento, novo stay period e fala da Anatel
Abrintel fará evento sobre segurança no trabalho em telecomunicações
Vivo cresce no mercado de jogos com suporte via Discord e lança serviço Fibra Gamer
GOV.BR é a página de governo mais acessada do mundo
NEC e Sumitomo unem esforços com foco no agronegócio
SKY adota cobrança digital e gera economia de R$ 6 milhões