Novo recurso do Android, Circule, simplifica as buscas no Google

Nesta quarta-feira (17), o Google anunciou uma série de novidades que torna a experiência em celulares com sistema operacional Android ainda mais intuitiva e natural – tudo isso sendo alimentada por IA. Um dos anúncios é a ferramenta Circule para Pesquisar, que possibilita às pessoas buscarem por mais informações sobre textos e imagens que estejam visualizando na tela do seu dispositivo, sem precisar mudar de aplicativo para pesquisar.

Outra novidade é a experiência de Multisearch com o Google Lens, que une imagem e texto ao pesquisar, e agora mostrará insights baseados em IA generativa dentro do app do Google. Por fim, também foi anunciada uma parceria entre Google Cloud e Samsung para impulsionar a IA generativa nos smartphones, como por exemplo, usando o Gemini integrado ao Android 14. Saiba mais detalhes abaixo:

Circule para pesquisar no Google

Para melhorar ainda mais a experiência das pessoas ao usar a Busca do Google, a nova funcionalidade permitirá que as pessoas pesquisem o que estão vendo, sem precisar mudar de aplicativo. Com um simples movimento na tela (como circular, sublinhar, rabiscar ou tocar), o usuário poderá selecionar o que mais interessa para obter mais informações exatamente de onde estiver.

O Circule para Pesquisar será lançado dia 31 de janeiro, em smartphones Android premium selecionados – o Pixel 8, Pixel 8 Pro e o novo Galaxy S24 Series – em todos os idiomas e locais onde estão disponíveis. A atualização faz parte dos nossos contínuos avanços em IA na Busca do Google, com o objetivo de tornar a pesquisa ainda mais natural e intuitiva e disponível em diversos formatos, como texto, áudio, imagens ou vídeos.

Aponte sua câmera, faça uma pergunta e obtenha ajuda da IA

O Google também anunciou uma nova experiência de IA no Multisearch, que une texto e imagem. Agora será possível apontar a câmera do celular a partir do Lens e fazer uma pergunta e obter resultados com insights baseados em IA generativa – tudo isso dentro do app do Google. O recurso mostrará além de apenas correspondências visuais e possibilitará fazer perguntas mais complexas ou elaboradas.  Leia mais no nosso blog.

As visões gerais baseadas em IA sobre resultados de Multisearch serão lançadas esta semana em inglês nos EUA – sem necessidade de inscrição no Search Labs. Para começar, basta procurar o ícone da câmera Lens no app do Google para Android ou iOS.

Google Cloud: parceria para impulsionar a IA generativa nos smartphones

Nesta semana também foi anunciada uma parceria estratégica de longo prazo entre Google Cloud e Samsung em que a Samsung será um dos primeiros parceiros a testar o Gemini Ultra, o maior modelo para tarefas altamente complexas do Google, antes de estar amplamente disponível para programadores e clientes corporativos ainda este ano. Com o acordo, os usuários do Galaxy S24 poderão também acessar o Gemini por meio de aplicativos e serviços desenvolvidos pela própria Samsung.

Uma das novidades geradas pela parceira envolve o Gemini Pro no Vertex AI, em que os usuários da série Galaxy S24 poderão usar os aplicativos Notas, Gravador de Voz e Teclado para oferecer melhores recursos de resumo. Por exemplo, será possível gravar uma aula usando o Gravador de Voz e obter rapidamente um resumo das partes mais importantes. A outra se refere ao Imagen 2 no Vertex AI, através da qual o usuário poderá  acessar recursos úteis de edição de fotos usando a Edição Generativa no aplicativo Galeria, do Galaxy S24.

A série Galaxy S24 também usará o Gemini Nano, um LLM integrado no dispositivo e ao sistema operacional Android 14, que ativa um novo recurso no aplicativo Mensagens e garante que os dados pessoais permaneçam no smartphone em segurança. Leia mais no blog.

 

Tags

Compartilhe

10 notícias mais importantes da semana (26/02 a 01/03)
Sem sinal? Clientes TIM reclamam de falha na rede de telefonia móvel
WhatsApp atualiza e agora é possível pesquisar conversas por data
Entenda o final de O Astronauta, filme da Netflix com Adam Sandler
Xbox: jogos com até 95% de desconto para Xbox One e Series S|X
PIB de informação e comunicação cresce 2,6% em 2023
Claro atinge 10 milhões de assinantes na banda larga fixa em janeiro
Justiça ordena que a Meta mude de nome no Brasil; entenda
Com quase 1 milhão de alunos, Vitru Educação coloca a IA para atender estudantes
Sistema antifraude da Biz terá atendimento via WhatsApp