A Telebras instalou três conexões fixas via satélite para ajudar no combate ao incêndio do Pantanal e garantir a comunicação de profissionais do Ibama, ICMBio e do Corpo de Bombeiros Militar no combate ao incêndio que vem consumindo o Pantanal. As antenas foram instaladas na base do comando unificado na região de Porto Jofre, e nas bases Panthera e do Parque Nacional, que ficam no município de Poconé (MT), próximo à divisa com o estado do Mato Grosso do Sul.
Na região, por ser área rural, apenas as pousadas têm internet. O trabalho dos brigadistas depende essencialmente de comunicação, e o acesso que possuíam era fornecido, gentilmente, pelos donos das pousadas da região.
Com essa parceria com Ibama e ICMBio, a Telebras passa a garantir uma comunicação rápida entre as instituições que atuam na linha de frente contra os focos de incêndio no Pantanal, possibilitando uma taxa de transmissão de 40 Mbps de download e 4 Mbps de upload.
O cenário de incêndio no Pantanal é agravado pela forte ventania na região, o que torna desafiador o combate dos focos por parte dos brigadistas.Segundo o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, com o vento há um fenômeno em que a brasa é carregada e o fogo pula para áreas que não estavam destruídas.
“Vimos como os brigadistas estão trabalhando intensamente para combater os incêndios”, disse Pires. Ele entende que a situação ficou menos grave do que durante a semana, mas ainda requer intensificação dos trabalhos das equipes de profissionais “(A dinâmica do incêndio) é algo que nos preocupa”, afirmou Pires. Equipes do ICMBio, do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente reforçam o trabalho.
Há mais de 300 servidores trabalhando no combate a incêndios no Pantanal, com o apoio de quatro aeronaves e veículos especiais de combate a incêndios. O contingente foi reforçado pelo Ibama e ICMBio.
(com agência Brasil e assessoria).
O post Telebras instala antenas de satélite para ajudar no combate ao incêndio do Pantanal apareceu primeiro em TeleSíntese.