A evolução tecnológica e o RPA andam de mãos dadas no auxílio aos colaboradores

A evolução tecnológica é um processo constante e gradual, que se parece muito mais com um rio, do que com um tsunami destruidor. A tecnologia não é uma força destrutiva, mas sim uma força positiva que ajuda a melhorar nossas vidas de várias maneiras. A automação de processos é um exemplo perfeito de como a evolução tecnológica é  constante e gradual. A automação não é uma tecnologia nova, mas sim uma evolução de sistemas e tecnologias que já existem há décadas e está disponível para executar tarefas rotineiras, permitindo que as pessoas possam se envolver em atividades mais complexas.

Assim como um rio, a evolução tecnológica está sempre em movimento, seguindo em frente sem nunca parar. Cada nova tecnologia, como o RPA e ITPA, é apenas uma pequena parte desse fluxo constante, uma gota de água que se une a um rio que já está em movimento há muito tempo.

A automação de processos é uma área da evolução tecnológica que tem ganhado cada vez mais espaço em nossas vidas, e refere-se à utilização de tecnologia para realizar tarefas de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana,  podendo ser encontrada em diferentes áreas, desde a produção industrial até a rotina do escritório.

Segundo o blog GitNux, a automação de processos tem potencial de impactar a economia em US$ 7 trilhões até 2025, atualmente 98% dos líderes de TI dizem que automatizar processos de negócios é vital para gerar benefícios comerciais, e 81% das empresas estão investindo em tecnologia de RPA para atingir suas metas de economia financeira.

Por exemplo, o RPA pode ser usado para enviar e-mails, criar relatórios, agendar reuniões, acessar sites bancários, gerar boletos, conferir NFs, cadastrar usuários, desbloquear senhas etc. Isso não apenas economiza tempo e recursos,  como, também, ajuda a reduzir os erros e aumentar a eficiência. São aquelas tarefas que as pessoas não aguentam mais executar.

Um aspecto importante da evolução tecnológica é que muitas vezes não percebemos o quanto ela está mudando nossas vidas. À medida que novas tecnologias são desenvolvidas e implementadas, elas se tornam parte de nossa rotina diária sem  percebermos. Com a automação de processos acontece o mesmo. Tarefas que são automatizadas nunca mais retornam à execução manual, pois acabam se tornando transparentes ao negócio, e as pessoas que executavam essas tarefas no passado, hoje já estão com outras funções e realizando tarefas ainda mais nobres.

No entanto, é importante reconhecer que a automação de processos também tem suas desvantagens. Uma das principais preocupações é que a automação possa substituir empregos humanos, levando à redução da força de trabalho e ao aumento do desemprego. Mas na prática, o que percebemos é que a automação torna os colaboradores mais produtivos e realizados com tarefas mais importantes e com mais tempo para pensar no core business da corporação.

Em última análise, é importante abraçar essa evolução tecnológica e usá-la para criar um futuro melhor para todos nós. É preciso reconhecer que a tecnologia não é uma força destrutiva, mas sim uma força positiva que pode ajudar a melhorar nossas vidas de várias maneiras. A automação de processos é um exemplo claro de como a tecnologia evolui ao longo do tempo, com cada inovação contribuindo para o avanço geral da tecnologia. E, assim como um rio caudaloso que está sempre em movimento, a tecnologia continuará evoluindo, trazendo novas e excitantes possibilidades para o futuro.

Gustavo Pasqual, diretor de marketing da AutomationEdge Brasil.

Tags

Compartilhe

Os 6 principais lançamentos e filmes e séries da semana! Veja lista
Novo Pac-Man e mais: os lançamentos de jogos na semana (05/05)
Sol pode ter tido um irmão gêmeo há milhões de anos; entenda
Lotéricas passam a receber pagamentos com cartões de crédito e débito
Xbox: jogos com até 90% de desconto para Xbox One e Series S|X
Devil May Cry 3: os bastidores caóticos que levaram ao icônico jogo da Capcom
Como desativar o 'Modo Temporário' no Instagram?
Após anos de luta, agora você pode montar no grifo de The Witcher 3! Veja como
One UI 6.1 leva recursos da linha Galaxy S24 para mais dispositivos
Dragon's Dogma 2 decepciona muito na acessibilidade; veja review