Anatel aprova negócio entre Telefônica e CDPQ para criação da Fibrasil

Agência regulatória retirou itens irregulares do mercado em parceria com a Receita Federal

O Conselho Diretor da Anatel aprovou no final da tarde desta terça-feira, 1º, a venda do controle da Fibrasil pela Telefônica Vivo ao fundo canadense Caisse de Dépot et Placement Du Québec (CDPQ), sem restrições.

A decisão foi unânime, com todos os quatro integrantes do colegiado acompanhando o voto do relator, o conselheiro Vicente Aquino. No entender do Conselho, a operação não representa riscos sob a óptica concorrencial por não alterar participação do mercado atual.

Para a transação ser consolidada, o CDPQ precisou criar uma empresa no Brasil, a Fibre Brasil Participações, dessa maneira, atendendo à legislação local. O Decreto nº 2.617/98 determina que a composição final do capital social votante da companhia seja detido por maioria formada de pessoas naturais residentes no Brasil ou empresas constituídas sob as leis brasileiras e com sede e administração no País.

A anuência prévia para a transação ser realizada tem validade de 180 dias, contados a partir da publicação do ato no Diário Oficial da União. Prazo este que pode ser prorrogado uma vez.

A anuência saiu em dois meses e meio. A Telefônica Vivo pediu autorização para levar o negócio adiante em 12 de março. Em seguida, solicitou urgência na avaliação da transação, hoje aprovado.

Com isso, a tele pode selar a venda de 50% das ações da Fibrasil, sua empresa dedicada à construção de redes de acesso em fibra óptica em todo o país. Em troca, receberá R$ 1,8 bilhão. O Cade já aprovou a transação, também sem restrições, em 6 de abril.

O plano de negócios da FiBrasil visa atingir cerca de 5,5 milhões de lares em 4 anos, com foco em cidades médias fora do estado de São Paulo. Além disso, 1,6 milhão de casas passadas em FTTH hoje administrados pela Vivo serão transferidos para a joint venture. Ao fim desse investimento, a Telefônica Vivo terá opção de comercializar banda larga por fibra a 24 milhões de residências até o final de 2024.

O post Anatel aprova negócio entre Telefônica e CDPQ para criação da Fibrasil apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Os 6 principais lançamentos e filmes e séries da semana! Veja lista
Novo Pac-Man e mais: os lançamentos de jogos na semana (05/05)
Sol pode ter tido um irmão gêmeo há milhões de anos; entenda
Lotéricas passam a receber pagamentos com cartões de crédito e débito
Xbox: jogos com até 90% de desconto para Xbox One e Series S|X
Devil May Cry 3: os bastidores caóticos que levaram ao icônico jogo da Capcom
Como desativar o 'Modo Temporário' no Instagram?
Após anos de luta, agora você pode montar no grifo de The Witcher 3! Veja como
One UI 6.1 leva recursos da linha Galaxy S24 para mais dispositivos
Dragon's Dogma 2 decepciona muito na acessibilidade; veja review