Sancionada a lei que prevê penas mais duras a crimes cibernéticos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.155, de 2021, que aumenta as penas de crimes cibernéticos como fraude, furto e estelionato praticados com uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores ou tablets. O texto altera o Código Penal. 

O crime de invasão de dispositivo informático passará a ser punido com reclusão, de um a quatro anos, e multa, aumentando-se a pena de um terço a dois terços se a invasão resultar em prejuízo econômico. Antes, a pena aplicável era de detenção de três meses a um ano e multa.  

A penalidade vale para aquele que invadir um dispositivo a fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do dono, ou ainda instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. 

Já se a invasão provocar obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena será de reclusão de dois a cinco anos e multa. Essa pena era de seis meses a dois anos e multa antes da sanção da nova lei. 

Para a advogada Carla Rahal Benedetti, especialista em Crimes Eletrônicos e Crimes Econômicos, sócia de Viseu Advogados, a legislação tapa uma lacuna. “O texto é necessário. Quando se trata de crimes cibernéticos, principalmente no que tange a pena, vai dificultar e possibilitar a defesa dos interesses da vítima e da sociedade, que hoje é assolada com crimes tão graves como são os dessa natureza”, avalia.

O post Sancionada a lei que prevê penas mais duras a crimes cibernéticos apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Os 6 principais lançamentos e filmes e séries da semana! Veja lista
Novo Pac-Man e mais: os lançamentos de jogos na semana (05/05)
Sol pode ter tido um irmão gêmeo há milhões de anos; entenda
Lotéricas passam a receber pagamentos com cartões de crédito e débito
Xbox: jogos com até 90% de desconto para Xbox One e Series S|X
Devil May Cry 3: os bastidores caóticos que levaram ao icônico jogo da Capcom
Como desativar o 'Modo Temporário' no Instagram?
Após anos de luta, agora você pode montar no grifo de The Witcher 3! Veja como
One UI 6.1 leva recursos da linha Galaxy S24 para mais dispositivos
Dragon's Dogma 2 decepciona muito na acessibilidade; veja review