Câmara conclui votação da MP do Fistel com alterações no Fust

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, 26, parcialmente emenda do Senado à Medida Provisória 1.018/20, que reduz a incidência de Fistel sobre estações de banda larga satélital (VSats). A MP será enviada para sanção presidencial. 

Os deputados rejeitaram emenda do Senado que retirou do texto regras à respeito da aplicação do Fust, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. Tanto a oposição quanto a base aliada ao governo concordaram em retirar do texto apenas o trecho sobre o direcionamento menor de recursos do fundo para a educação pública. 

Com a retirada, permanece na lei a determinação de se aplicar 18% de todos os recursos do Fust em projetos direcionados a escolas públicas. O texto aprovado pela Câmara previa a aplicação nessa finalidade de 18% dos recursos da modalidade de apoio não reembolsável, diminuindo o montante. 

Estão mantidas, como na votação no Senado, a não incidência de Condecine Título sobre plataformas de vídeo sob demanda e o fim da exigência de que torres e antenas celulares em um raio de 500 metros sejam compartilhadas. 

Comunicado 

Após a votação desta, o relator Paulo Magalhães soltou comunicado em que fala sobre a decisão. 

“As alterações à Lei do Fust tinham como objetivo viabilizar ao máximo o uso do fundo. Sem a aprovação dessas alterações, a utilização do Fust pode ficar prejudicada. As alterações propostas nesta Câmara dos Deputados e retiradas pelo Senado Federal constituem importantes instrumentos para a operacionalização do fundo. Entre essas alterações, destacamos a previsão expressa de que o Fust possa ser utilizado para subvenções econômicas. Com a supressão do dispositivo, haverá significativa insegurança sobre esse tipo de operação”, diz o deputado, no documento. 

“Quanto aos recursos não-reembolsáveis do Fust destinados aos estabelecimentos públicos de ensino, entendemos que o percentual para esse uso deve ser aumentado. Gostaríamos de registrar nosso apoio a essa causa e aos projetos em tramitação que podem propor esse tipo de alteração. Mencionamos, a título exemplificativo, o PL 2182/2020, que está na CCTCI desta Casa, e o PLC 142/2018, em trâmite no Senado Federal. Esses dois projetos trazem menções ao uso educacional do Fust e contam com nosso apoio para incrementar de 18 para 28% os recursos não reembolsáveis do Fust aplicados na educação pública”, escreve o relator, em trecho do comunicado. 

“Por fim, lembramos que o Fust, até o momento, foi um fundo pouquíssimo utilizado. Nesse sentido, a prioridade deve ser a viabilização de seu aproveitamento, eliminando-se amarras que possam comprometer seu máximo emprego. Assim, entendemos que a retirada do art. 6º do PLV enviado ao Senado trará prejuízos à nação por dificultar a operacionalização desse importante instrumento de inclusão digital”, conclui.(Por José Norberto Flesch) 

 

The post Câmara conclui votação da MP do Fistel com alterações no Fust appeared first on Ponto ISP.

Tags

Compartilhe

Quatro Dias com Ela: conheça a história real que inspirou filme na Netflix
YouTube irá exibir anúncios em vídeos pausados na TV; entenda
Google Gemini ganha integração com YouTube, Gmail e novos recursos no Brasil
Call of Duty e mais: Xbox marca evento com novidades da Activision Blizzard
IA pode aperfeiçoar ofertas de upsell e cross sell para provedores
Embratel lança solução de IA para mapear plantas daninhas em lavouras
Instagram muda algoritmo e passa a punir contas que copiam conteúdos
Como referenciar o uso da Inteligência Artificial de acordo com a ABNT?
Xbox Game Pass receberá jogo aclamado e mais 3 títulos em maio! Veja lsita
Prime Video terá estreias de peso em maio! Veja a lista completa de lançamentos