Brasil tem dois dispositivos por habitante, revela pesquisa da FGVcia

O Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso, ou seja, são dois por habitante, de acordo com a 32ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia. Um pequeno crescimento em relação ao ano passado, quando o mesmo estudo detectou 424 milhões de dispositivos.

A pesquisa foi divulgada hoje, 20, pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcia) e se debruça sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas .

O estudo revela ainda que são quatro celulares vendidos para um aparelho de TV no País. Sobre o número de computadores, neste ano, o Brasil vai ultrapassar 200 milhões de computadores (desktop, notebook e tablet). Isso representa 9,4 computadores para cada 10 habitantes (94% per capita). Entretanto, a venda desses aparelhos, que totalizaram 11 milhões, foi 8% menor em 2020 ante ao ano anterior.

Em relação aos smartphones, a estimativa é de 242 milhões de unidades em uso no Brasil em junho deste ano, o que significa mais de um por habitante.

De acordo com o coordenador da pesquisa do FGVcia, professor Fernando Meirelles, o custo anual de TI por usuário atingiu R$ 48 mil. Esse valor refere-se aos gastos e investimentos em TI das empresas pesquisadas no ano passado dividido pelo número de usuários da empresa.

O gasto e investimento com TI representa 8,2% da receita das empresas. Os principais projetos de TI são: Inteligência Analítica (Analytics) e “o novo” ERP (Migração, Implementação e Integração).

Segundo a pesquisa, os Sistemas Integrados de Gestão (ERP) da TOTVS e da SAP têm 33% do mercado, Oracle 11% e outros 23%. A TOTVS lidera nas empresas de menor porte e a SAP nas empresas de grande porte. Mas, a Microsoft continua dominando as categorias no usuário final, com mais de 90% de uso.

Em Inteligência Analítica, SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft, Qlik e IBM, nesta ordem, são os líderes desse segmento com 95% do mercado. O estudo revela ainda que os maiores crescimentos em participação de mercado de software em 2020/21 foram: Google, Qlik e Zoom.

Metodologia

O FGVcia divulga anualmente um amplo retrato do mercado de Tecnologia de Informação (TI), com resultados de estudos e pesquisas do uso de TI nas empresas. Nesta edição, houve a participação de 2.636 médias e grandes empresas.

Os resultados divulgados comprovam o processo de Transformação Digital das empresas e da sociedade. Vale ressaltar que o FGVcia é considerado um centro de referência na área e traz em suas pesquisas números inéditos e interessantes, retratando o cenário atual e as tendências desse ambiente, sendo uma valiosa contribuição para os meios empresariais e acadêmicos. (Com assessoria de imprensa)

O post Brasil tem dois dispositivos por habitante, revela pesquisa da FGVcia apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

MCom, MEC e BNDES divulgam edital que promete internet a 1,4 mil escolas
Oi tem prejuízo de R$ 2,78 bilhões no 1º trimestre
Regras assimétricas para celular vão acabar com os “caçadores de WiFi”
Vero, Unifique e Tecpar firmam acordo para recuperação de redes no RS
Após aquisições, Desktop tem alta de 67% no lucro ajustado no 1º trimestre
Anatel pode deixar de regular banda larga fixa
França lança plataforma de negócios no Brasil
Consultoria destaca ascensão do papel do executivo de Segurança da Informação
IOB inova com inteligência artificial para mercado contábil
Servidores MS-SQL entram na mira de cibercriminosos, alerta ISH Tecnologia