Serviços de telecomunicações recuam 0,6% em agosto

Os serviços de informação e comunicação avançaram 0,4% em agosto no confronto com o mês anterior, com resultado negativo somente na atividade de telecomunicações, que recuou 0,6%. Na comparação com igual mês do ano passado, a alta foi de 4% e de 3% no acumulado do ano. Nos últimos 12 meses, esses serviços apresentam variação positiva de 2,7%, como mostra a pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta sexta-feira, 11.

A alta dos serviços de informação e comunicação em agosto foi suportada basicamente por produções cinematográficas, após avanço de 2,2% nas atividades de audiovisuais. Serviços de TI também tiveram resultado significativo, de 1,7%. Já os serviços de TICs avançaram 0,4%.

Na comparação com agosto de 2018, os serviços de telecomunicações recuaram 1,7%. Os desempenhos também foram negativos no acumulado do ano (-0,7%) e nos últimos 12 meses (-0,6%).

Os serviços de TI, ao contrário, tiveram desempenho significativo com alta de 18,6%. De janeiro a agosto, esses serviços avançaram 14,2% e 13,6% nos últimos 12 meses.

Na atividade de TIC, o avanço em um ano foi de 4,8% e de 4% no acumulado do ano. Nos últimos 12 meses esses serviços apresentaram variação positiva de 3,9%.

Os serviços de audiovisuais apresentara alta de 3,2% na comparação anual, mas recuaram 3,3% no acumulado do ano. Nos últimos 12 meses a queda é maior, de 5,1%.

A pesquisa do IBGE aponta como destaques em agosto os serviços de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet; consultoria em tecnologia da informação; suporte técnico, manutenção e outros serviços em TI; atividades de TV aberta.

Em agosto de 2019, o setor de serviços caiu 0,2% em relação ao mês anterior, após avançar 0,7% em julho. Na comparação com agosto de 2018, o setor recuou 1,4%, quarta taxa negativa não sequencial deste ano.

No acumulado do ano, os serviços avançaram 0,5%, mas com ligeira perda de dinamismo frente aos primeiros sete meses de 2019 (0,8%). No acumulado dos últimos doze meses, ao avançar 0,6%, o setor perde ritmo em comparação a junho (0,7%) e a julho (0,9%).

O post Serviços de telecomunicações recuam 0,6% em agosto apareceu primeiro em TeleSíntese.


Source: Telesintese

Socialize-se!
error

Admin AcessoWi-Fi.com

Administrador AcessoWi-Fi.com Técnico de Telecom HDC Telecom Técnico Grupo HD Center

%d blogueiros gostam disto: