Radios 2.4Ghz x Radios 5.8Ghz – Qual equipamento usar?

Download PDF

Saudações amigos AcessoWi-Fi.com!

Hoje venho abordar uma questão importante no cenário dos provedores de internet via radio no país e no mundo; o uso de equipamentos 2.4 ou 5.8Ghz.

Muita gente acha que 2.4Ghz está obsoleto mas não lembram-se que o espectro de 5.8Ghz em diversos lugares do país está altamente poluido com a grande quantidade de enlaces e PTMP (Ponto-a-Multiponto) e com isso acabam saturando toda a faixa, tanto que agora estão abrindo o espectro de 6Ghz para radios “comuns” (entenda não digitais/licenciados) devido a falta de frequências livres na faixa de 5.8Ghz.

Hoje temos no mercado diversos equipamentos na faixa de 2.4Ghz que fornecem uma excelente qualidade em até 2km de visada plena e permite tráfegos de até 50Mbps sem grandes perdas o que em alguns casos, torna-o mais aceitável ao uso que os radios 5.8Ghz.

Lembrando também que redes em 2.4Ghz sofrem maior interferência com intempéries e variações climáticas e de relevo, porém o equipamento é mais barato (em diversos casos) que os equipamentos para 5.8Ghz.

Equipamentos 5.8Ghz tem maior autonomia, melhor desempenho em ambientes com variações climáticas bruscas, intempéries e ambientes que a faixa de 2.4Ghz esteja saturada.

Lembrando também que alguns equipamentos na faixa de 2.4 possuem a tecnologia “Bean Forming” que amplia o sinal usando a refração do mesmo em todos os tipos de superfícies (como as WBS2400 da Wavion/Alvarion) porém possuem o preço de um carro semi-novo popular. Alguns equipamentos na faixa de 5.8Ghz possuem sincronização GPS como alguns da Ubiquiti (Rocket Titanium GPS, Rocket GPS, etc…) e os novos radios da MIMOSA.
A sincronização GPS serve para que o intervalo TDMA da conexão seja ajustado de forma sincronizada e única pelo tempo do GPS, assegurando assim que nenhum outro radio esteja no mesmo intervalo, evitando a interferência.

Espero ter dado uma ideia de que tipo de equipamento usar.
Lembre-se provedores a rádio ainda levam internet a grande parte do país e com qualidade muitas vezes maior que muitos grandes provedores por ai….

Forte abraço a todos e até a próxima!

Administrador AcessoWi-Fi.com – Gerente UnicoHost Soluções Web – Engenheiro de Redes

Julio Rossoni

Administrador AcessoWi-Fi.com - Gerente UnicoHost Soluções Web - Engenheiro de Redes