Neoenergia avalia uso de faixa de 410 MHz para expansão de rede 4G privada

Pioneira entre as distribuidoras de energia na América Latina a operar uma rede 4G LTE privada, a Neoenergia iniciou o plano de expansão do projeto para recorrer à faixa de 410 MHz.

Por meio de uma prova de conceito (PoC), a companhia vai avaliar o uso da faixa de frequência, que tem maiores alcances, e expandir a rede de comunicação com menor custo. A iniciativa integra o projeto Energia do Futuro, que está implantando na região de Atibaia, em São Paulo, um novo modelo de rede elétrica inteligente, baseado na digitalização e na automação de rede.

A rede 4G foi implantada a transmissão de dados dos equipamentos do projeto de redes inteligentes para o Centro de Operações da Neoenergia Elektro.

A rede LTE é atualmente utilizada na faixa de frequência de 3,5 Gigahertz (GHz) pela empresa. O novo estudo tem o avalia a faixa de 410-415 Megahertz (MHz) e 420-425 Megahertz (MHz) que está padronizada em LTE.

A faixa de frequência em 410 MHz é de interesse da Neoenergia porque oferece uma boa relação entre cobertura e capacidade. Com a frequência mais baixa, é possível atingir um maior número de clientes utilizando a mesma quantidade de torres atual, do sistema em 3,5 GHz, garantindo, assim, mais eficiência.

A faixa em 410 MHz é vista pela Neoenergia como um grande potencial para transportar serviços de missão crítica e banda larga, podendo suportar aplicações de automação, comunicação por voz, dados e vídeo, entre outros serviços como realidade aumentada, inteligência artificial e inspeção por drones.

Além disso, a frequência poderá ser usada para a medição inteligente sem a necessidade de outras tecnologias de acesso ou equipamentos.

Hoje, são utilizadas seis torres na região de Atibaia para atender à demanda, funcionando como backhaul. Na prática, as informações registradas pelos equipamentos, como os religadores e os medidores inteligentes, são transmitidas por outras duas redes – Wi-Sun e Prime PLC – para concentradores, que possuem o SIM Card da rede, como o chip usado em aparelhos celulares. Esses equipamentos, em seguida, se comunicam com o datacenter da companhia pela rede LTE.

Como a cobertura da rede 4G na frequência de 410 MHz é maior, a avaliação é de que pode ser reduzida a necessidade de instalação dos concentradores, ou seja, a comunicação poderia ser feita diretamente entre os medidores inteligentes e o Centro de Operações.

O projeto Energia do Futuro instalou 75 mil medidores inteligentes na região, que fazem o acompanhamento diário do consumo de energia e emitem alertas à empresa quando acontecem quedas de energia.

Segundo a empresa, há interesse em levar o modelo para todas as cinco regiões do país onde atua. Os módulos de comunicação do medidor inteligente do projeto piloto suportam as frequências de comunicação privadas e públicas, podendo funcionar tanto onde há a rede LTE própria, quanto em regiões onde a empresa não possui rede privada, mas há a opção de usar rede das operadoras.

“Os testes contribuirão para fortalecer a estratégia da Neoenergia para a expansão do projeto Energia do Futuro, além de auxiliar nas discussões sobre a regulamentação desse espectro”, destaca Ricardo Leite, superintendente de Smart Grids da Neoenergia.

Infraestrutura

No Brasil, a banda de 410 MHz está em avaliação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no âmbito do item 35 da Agenda Regulatória. A prova de conceito realizada pela Neoenergia está regulamentada sob a modalidade do serviço especial para fins científico e experimental.

Tecnologias de baixo consumo de dados e baixo custo, como NB-IoT (Narrowband IoT) e Cat-M, também estão presentes na banda e abrem oportunidades para comunicação com a internet das coisas (IoT) como medidor inteligente, religadores automatizados, sensores de perda, banco de capacitores e reguladores de tensão. As tecnologias NB-IoT e Cat-M possuem capacidade de evolução para redes 5G.

A Neoenergia investiu no desenvolvimento de um ecossistema para impulsionar a adoção da nova banda. A companhia fechou uma parceria com a Nokia para a implantação da infraestrutura de telecomunicações. A empresa também foi responsável pela construção da rede, que teve a operação iniciada em 2020.

Outros parceiros são a GE Grid Solutions para a implantação de roteadores LTE industriais, a Qualcomm com o modem Qualcomm 9205 LTE IoT para o desenvolvimento da tecnologia de comunicação para os sensores da Internet das Coisas na frequência de 410 MHz, a M2M Telemetria/CAS Tecnologia/Connexa para o desenvolvimento dos módulos de comunicação do medidor inteligente e a Celplan para definição e medição dos testes em campo. A prova de conceito tem ainda colaboração da associação UTC América Latina e da 450 Alliance, associação da indústria que tem como objetivo promover o uso da faixa de 400 MHz na Europa e no mundo. (Com assessoria de imprensa)

O post Neoenergia avalia uso de faixa de 410 MHz para expansão de rede 4G privada apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

TCU exige das estatais de TI redundância geográfica na Nuvem Soberana e manda Serpro rever contrato com AWS
Vivo vê inteligência artificial como principal vetor da próxima geração das redes
Vivo vê inteligência artificial como principal vetor da próxima geração das redes
SkyLink nomeia Paulo Bigal como diretor comercial na América Latina
SkyLink nomeia Paulo Bigal como diretor comercial na América Latina
5G Standalone ainda não decolou no Brasil, aponta CTO da Claro
5G Standalone ainda não decolou no Brasil, aponta CTO da Claro
STF derruba licença ambiental para instalação de antenas em Goiás
STF derruba licença ambiental para instalação de antenas em Goiás
SpaceX apresenta AI1, novo satélite para IA
SpaceX apresenta AI1, novo satélite para IA
Ericsson leva IA para dentro da radiobase
Ericsson leva IA para dentro da radiobase
Nokia terá IA agêntica para redes IP
Nokia terá IA agêntica para redes IP
Open Finance vai desburocratizar acesso das pessoas jurídicas
Open Finance vai desburocratizar acesso das pessoas jurídicas
Brasscom elege conselho de administração para biênio 2026-2028
Brasscom elege conselho de administração para biênio 2026-2028