Importância do SVA para crescimento do ISP é debatida em live

Os provedores de internet devem se transformar em empresas de tecnologia, com foco maior em serviços de valor adicionados (SVA) para sobreviverem. Essa é a receita do CEO da Um Telecom, Rui Gomes, que vem se dedicando a desenvolver soluções de TI e aumentar sua receita. “Com isso, o serviço de conectividade passa a ser apenas um suporte”, afirmou.

No mês de julho, a UM Telecom obteve receita maior com produtos de TI que com o de conectividade. “Isso foi impacto da pandemia do coronavírus que acelerou a transformação digital, mas tende a se manter assim”, disse Gomes, que investe em sistemas de segurança, cloud e SD1.

O CEO da Megatelecom, Carlos Eduardo Sedeh, concorda com Gomes e disse que em algumas cidades, como São Paulo, a concorrência para serviço de conexão chega a 50 empresas. “Se não tivesse feito um movimento arrojado e começasse a prover SVA, acabaria distribuindo serviços de outras empresas em cima da minha fibra”, afirmou. A empresa é focada em clientes corporativos de alta complexidade.

O diretor da Vogel, Daniel Cardoso, por sua vez afirmou que os SVAs no mínimo são geradores de demanda de conectividade e oportunidade de negócios e facilita a fidelização do cliente. “É um ‘descomoditização’ das ofertas dos ISPs”, disse.

Para o CEO da Watch Brasil, Maurício Almeida, os provedores que ainda disputam só velocidade vão ficar para trás. “O maior investimento já foi feito de levar a fibra até a casa do cliente, é hora de apostar em SVA”, afirma. Para ele, a decisão da Anatel de considerar SVA a oferta de canais lineares pela internet facilita a opção de TV paga para os ISPs.

Com a nova ordem, programadoras que impunham compra de canais para as operadoras, terão que se ajustar aos anseios do consumidor ou perderão espaço. “Mas o Serviço de Acesso Condicionado precisa mudar ou vai desaparecer”, disse Almeida.

Já o CEO da Você Telecom, Fábio Renato, acredita que ainda há espaço para o SeAC, se forem feitas as mudanças necessárias e baratear preço de plano de entrada. A empresa dele, que atende no Norte do país, ainda prepara um serviço de streaming para lançar até o fim do ano.

“Na Você Telecom a nossa preocupação ainda é com a construção de rede própria, em função da carência de infraestrutura na região”, disse. Renato afirmou que a operadora está investindo em rede de fibra e OPGW para chagar aos pontos de troca de tráfego (PTT). “Sem isso, não é possível transmitir um evento ao vivo pela internet”, ressaltou.

O debate sobre a importância do SVA para ISPs foi promovido pela empresa Everest Ridge, que desenvolve soluções tecnológicas voltadas para os provedores regionais.

The post Importância do SVA para crescimento do ISP é debatida em live appeared first on Ponto ISP.

Socialize-se!
%d blogueiros gostam disto: