Huawei vai treinar profissionais de rede visando a instalação da 5G no Brasil

A Huawei planeja capacitar mais de 600 profissionais, formar 48 novos instrutores e instalar 12 laboratórios preparados para a prática de instalação de rede de fibra ótica, em parcerias com instituições das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A iniciativa é parte da estratégia da empresa em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de 5G no Brasil e o aumento de empregabilidade.

De acordo com dados da Huawei, em média, mais de 50% dos provedores de internet de banda larga em todas as regiões do país enfrentam grande dificuldade em encontrar profissionais para instalar redes de fibra. Em regiões como Norte e Nordeste esse número pode chegar a 62%, e no Sudeste e Sul pode chegar a 47%.

Em 2018, os provedores de internet contavam com 40,8 mil técnicos instaladores de fibra, sendo 36,2 mil técnicos da própria equipe e o restante de terceiros. Os demais utilizaram cerca de 30 mil instaladores de fibra, sendo 80% de terceiros.

O objetivo da Huawei é formar pessoas aptas para o trabalho, independentemente da idade. O programa contemplará três partes: Fundamentos sobre redes de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e fibra; Instalação de redes de fibra – teoria e prática; e, por fim, avaliação e certificação.

“Queremos ter certeza de que os profissionais estão prontos para atender às necessidades de forma prática. Por isso vamos montar 12 laboratórios, no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, para treinar mais de 600 pessoas e formar 48 novos instrutores. Sabemos que equipamentos e estruturas específicas são necessários para transmitir esse tipo de treinamento de maneira adequada. É preciso prática para aprender”, explicou a gerente de capacitação da Huawei Brasil, Camila Borges.

Na primeira etapa do projeto serão capacitadas 600 pessoas gratuitamente, informa a Huawei.(Com assessoria de imprensa)

The post Huawei vai treinar profissionais de rede visando a instalação da 5G no Brasil appeared first on Ponto ISP.

Socialize-se!
%d blogueiros gostam disto: