Facebook defende destinação da faixa 6GHz para o Wi-Fi 6E

A destinação da faixa de 6GHz a 7,2GHz para o Wi-Fi 6E foi defendido nesta terça-feira, 22, pelo Facebook, em live do Painel Telebrasil. A Head de Políticas Públicas de Conectividade e Acesso da rede social no Brasil, Ana Luiza Valadares, disse que a tecnologia é complementar a da 5G e necessária para habilitar novos serviços, como de realidade virtual e aumentada.

Ana Luiza destaca que o Wi-Fi 5, faixa que está completamente congestionada, tem se mostrado importante para o off load da 4G e terá mais importância para o 5G. Segundo ela, será possível, no futuro, habilitar parte dessa faixa para uso outdoor, levando a 5G para regiões rurais e remotas.

O VP da Ericsson, Marcos Scheffer, defende que parte dessa faixa seja reservada para ser licenciada à 5G no futuro. “Estima-se que em 2030 ou 2034, os espectros destinados a 5G não terão mais espaços para ampliação dos serviços”, argumentou.

Ana Luiza, entretanto, sustenta que esperar até 2035 para ofertas de serviços que podem ser feitas agora pelo Wi-Fi 6E não tem justificativa.

Sobre o leilão de espectro para 5G, Ana Luiza disse que é preciso equacionar no edital o funcionamento do mercado secundário e uso secundário de espectro.

The post Facebook defende destinação da faixa 6GHz para o Wi-Fi 6E appeared first on Ponto ISP.

Socialize-se!
%d blogueiros gostam disto: