Em maio, serviços de TI sobem 21,3% alcançando o melhor resultado da série histórica

Os serviços de informação e comunicação subiram 1,7% em maio na ante o resultado do mês anterior, segundo resultado positivo, com ganho acumulado de 2,6%. Esse desempenho foi puxado pelo segmento de  TI, que teve alta 5,4%, alcançando o patamar mais alto da série histórica iniciada em janeiro de 2011, aponta pesquisa do IBGE, divulgada nesta sexta-feira, 12.

Na comparação mês a mês, os serviços de TIC 1,9%; os de telecomunicações, 0,1% e os de audiovisual caíram 0,1%. Na comparação com maio do ano passado, os serviços de informação e comunicação avançaram 4,7%, com alta recorde de TI de 21,3%. Os serviços de TIC cresceram 5,8% e os de telecomunicações e audiovisuais recuaram 1,2% e 2,3%, respectivamente.

Segundo o IBGE, os serviços de informação e comunicação exerceram o principal impacto positivo sobre o índice global impulsionado, em grande parte, pelo aumento da receita das empresas que atuam nos segmentos de portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet, de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis e de consultoria em tecnologia da informação.

No acumulado do ano, os serviços de informação e comunicação apresentaram alta de 3,4%, novamente puxados pelo segmento de TI, que cresceu 15,3%. Os serviços de TIC avançaram 4,5% de janeiro a maio, enquanto os de telecomunicações tiveram queda de 0,3%. Os serviços de audiovisuais também encolheram em 3,8%.

Nos últimos 12 meses, esse ramo avançou 2,1%. Os serviços de TI subiram 11% e de TIC 3,2%. Telecomunicações e audiovisuais novamente recuaram 0,5% e 4,8%, respectivamente.

Estabilidade

Em maio de 2019, o volume de serviços como um todo no Brasil mostrou estabilidade (0%) frente ao mês imediatamente anterior, após ter avançado 0,5% em abril último, quando interrompeu três taxas negativas seguidas, com perda acumulada de 1,6%. No confronto com igual mês do ano anterior, o total do volume de serviços avançou 4,8% em maio de 2019, taxa mais elevada desde fevereiro de 2014 (7%).

No indicador acumulado de janeiro a maio de 2019, o volume de serviços mostrou expansão de 1,4%, com ganho de dinamismo frente aos acumulados até março (1,1%) e abril (0,6%). A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 0,4% em abril para 1,1% em maio de 2019, registrou o resultado mais intenso desde janeiro de 2015 (1,8%).

 

O post Em maio, serviços de TI sobem 21,3% alcançando o melhor resultado da série histórica apareceu primeiro em TeleSíntese.


Source: Telesintese

Socialize-se!
error

Admin AcessoWi-Fi.com

Administrador AcessoWi-Fi.com Técnico de Telecom HDC Telecom Técnico Grupo HD Center

%d blogueiros gostam disto: