Datora: é preciso garantir o direito de uso secundário para quem já ocupa os 700 MHz

Em contribuição à consulta pública da Anatel para redefinir o uso de frequências no Brasil, a MVNO Datora destacou que a agência deve garantir o direito de uso secundário do espectro de 700 MHz àqueles que recorrem à frequência.

Para a empresa, regras claras e objetivas devem ser determinadas para evitar insegurança jurídica. A Anatel precisará definir, por exemplo, o prazo máximo de utilização primária dos 700 MHz “a fim de combater a prática de concorrência desleal e impedir o espectro ocioso, garantindo o uso secundário da faixa”. O espectro também deverá priorizar novos entrantes, diz a MVNO.

Na proposta da Anatel, 10 MHz da faixa de 700 MHz, hoje destinada ao exército e à segurança, iriam para o Serviço Limitado Privado (SLP), inclusive utilities. Há tempos esse segmento pede a licença de um espectro baixo para desenvolver seus próprios sistemas inteligentes. A Petrobras lançou grandes elogios à proposta por permitir a utilização do canal de 5 MHz no SLP em caráter primário.

As atividades da segurança, por sua vez, passariam a ocupar a faixa de 850 MHz. Tal solução provocou embate entre os dois setores. Em nota, o Exército afirmou que tal decisão beneficiaria empresas privadas, em sua maioria estrangeiras, em detrimento dos cidadãos. Apesar de não ter se declarado contra a proposta da Anatel, a Datora comentou que “é preciso prestar atenção para que a Segurança Pública não fique desatendida”.

A empresa criticou a consulta pública por não identificar de forma clara as condições do uso de cada espectro. A impressão da Datora é de que as aplicações das faixas serão uma discussão para o futuro. Na visão da MVNO, a implementação das regras devem ter a finalidade de “manter o foco no fomento da competição”. Mesmo com as críticas, a empresa parabenizou a agência pela iniciativa de uniformizar as faixas 450 MHz, 700 MHz, 850 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz e 2,5 MHz.

O post Datora: é preciso garantir o direito de uso secundário para quem já ocupa os 700 MHz apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Reta final no Congresso: o que está em pauta?
Reta final no Congresso: o que está em pauta?
Reta final no Congresso: o que está em pauta?
Reta final no Congresso: o que está em pauta?
Confira as áreas com cortes na Anatel após bloqueio de R$ 51 milhões
Confira as áreas com cortes na Anatel após bloqueio de R$ 51 milhões
Confira as áreas com cortes na Anatel após bloqueio de R$ 51 milhões
Confira as áreas com cortes na Anatel após bloqueio de R$ 51 milhões
Gigante Chinesa de automação e meios de pagamento abre operação no Brasil
Gigante Chinesa de automação e meios de pagamento abre operação no Brasil
Gigante chinesa de BIoT, Sunmi desembarca no Brasil
Gigante chinesa de BIoT, Sunmi desembarca no Brasil
Gigante chinesa de BIoT, Sunmi desembarca no Brasil
Gigante chinesa de BIoT, Sunmi desembarca no Brasil
Governo investe R$ 84 milhões e quer formar 4 mil cearenses em inteligência artificial no Ceará
Governo investe R$ 84 milhões e quer formar 4 mil cearenses em inteligência artificial no Ceará