Banda larga fixa é o serviço mais mal avaliado, mostra pesquisa da Anatel

A banda larga fixa foi o serviço de pior avaliação pelos consumidores, conforme apontam os dados da pesquisa de satisfação da qualidade percebida, divulgada pela Anatel nesta quarta-feira, 12.  Esse serviço, com 6,63 de nota, registra, desde 2017, melhora em seus indicadores de satisfação geral e de qualidade percebida, quando nacionalmente consolidados. Mas, em comparação com os consumidores dos demais serviços, os usuários da banda larga fixa estão menos satisfeitos com suas prestadoras, além de avaliarem pior o seu funcionamento.

Entre as prestadoras, destacam-se as de pequeno porte, sendo a liderança da Unifique, que recebeu nota 8,02, seguida da Copel, com 7,97 e Brisanet 7,47. A TIM está na quarta posição, com 6,96, seguida da Algar, com 6,86. A NET obteve nota de 6,81; a Vivo, 6,78; a Sercomtel, 6,69; a Oi, 6,02. A lanterna ficou com a Sky, com 5,99 e a Hughes, com 5,66.

Na avaliação do gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel, Fabio Koleski, a banda larga fixa tem a pior nota porque é o serviço mais utilizado pelo consumidor ao longo do dia. Ainda assim, houve melhora em relação às notas de 2017 e 2018. “O consumidor acaba ficando mais exigente e menos tolerante com qualquer tipo de problema”, avaliou.

Entre as críticas dos consumidores de banda larga fixa, segundo o gerente, uma das principais é quanto à velocidade contratada e a que realmente chega ao local, com queda de até 80%. “Queremos mais oferta e clareza nas ofertas para não gerar expectativas irreais”, disse.

A Claro liderou a satisfação dos consumidores com as operadoras, segundo pesquisa divulgada hoje, 12, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre cinco serviços pesquisados, a operadora obteve a melhor nota em três das cinco categorias analisadas: telefonia móvel pós-paga, móvel pré-paga e TV paga.

Na média de todas as empresas, de acordo com a Anatel, o índice de satisfação geral dos clientes aumentou em quatro dos cinco serviços pesquisados, com exceção da TV por assinatura, que se manteve estável. A pior nota foi verificada na banda larga fixa, com 6,63. De zero a dez, a telefonia móvel pós-paga recebeu a melhor nota, com 7,42; seguida pela telefonia móvel pré-paga, com 7,25; telefonia fixa, com 7,23; e TV por assinatura, com 7,18.

O levantamento foi feito entre os dias 8 de julho e 16 de novembro, em todos os estados, em parceria com o Ibope. Os serviços avaliados envolveram 14 prestadoras. A margem de erro é de 5 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

The post Banda larga fixa é o serviço mais mal avaliado, mostra pesquisa da Anatel appeared first on Ponto ISP.



Source: PontoISP

Socialize-se!

Admin AcessoWi-Fi.com

Administrador AcessoWi-Fi.com Técnico de Telecom HDC Telecom Técnico Grupo HD Center

%d blogueiros gostam disto: