ANPD lança em julho consulta sobre regulação da LGPD

Arthur Pereira Sabbat, diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) vai lançar uma minuta de aplicação da LGPD. A previsão é que seja lançada para consulta pública daqui a três semanas. Foi o que contou Arthur Pereira Sabbat, diretor da ANPD, nesta quinta, 10.
“A lei diz que pequenas e médias empresas merecem tratamento diferenciado na LGPD. A ideia é colocar sob os ombros das pequenas e médias algo que não comprometa a atividade. As empresas têm tanto medo de tomar multa, ou de alguma punição, sanção, que acabam tirando pessoas da atividade para poder carrear para a conformidade, e aí a conformidade fica mais forte que o setor comercial, que o setor de vendas, e não é isso que queremos”, disse Sabbat.
“Não queremos atrapalhar a atividade de ninguém. O mercado vai se regular e ninguém irá fazer nada contra isso. A ideia é adequar, e essa minuta terá essa função, para que as empresas atendam a LGPD numa conformidade essencial, mínima ou necessária, não mais que isso”, disse o diretor da agência.
No dia 28 de maio, a ANPD já havia colocado em consulta pública uma minuta com suas regras de fiscalização. “A intenção é que seja publicada antes de 1º de agosto”, contou.
“Nosso viés é orientador. Já temos mais de 200 processos abertos, em termos administrativos. Nem todos resultarão em sanções, alguns só são pedidos de esclarecimentos”.
Dúvidas
Por conta dessas dúvidas, a ANPD quer lançar guias orientadoras para quem, por acaso, tenha sua segurança virtual atacada. “Serão guias com  orientações do tipo ‘fui vazado, o que devo fazer?”, explicou Sabbat.
Ele lembrou que “todo ataque hacker que contenha vazamento de dados – não qualquer ataque, mas somente o que atinja dados – deve ser informado à ANPD.”. E com rapidez. “O prazo atual é de 48 horas. caso não seja feito, isso pesará contra a empresa. Haverá uma responsabilização.”

O post ANPD lança em julho consulta sobre regulação da LGPD apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

TikTok não recua e pretende lutar pela permanência nos EUA; entenda
Estado da Espanha aumenta participação na Telefónica
Anatel anuncia novas medidas de combate às chamadas abusivas
Microsoft abre mais de 10 mil vagas para capacitação de mulheres em tech
Apostando no ganho de eficiência com IA, Honeywell lança solução para o setor Aeroespacial
Como bots de cambistas impulsionam vendas ilegais de ingressos
Setores criticam ação do governo junto ao STF contra a desoneração da folha
Verizon, NatWest e Global Anti-Scam Alliance colaboram com a Mastercard para combater os fraudadores
Cooperativa de grãos digitaliza áreas de vendas e RH
Faixa de 3.5 GHz está disponível em mais 220 municípios