Voo nos EUA é adiado por causa de com Wi-Fi nomeado com ameaça de bomba

Uma “pegadinha” possivelmente feita por um passageiro com a própria rede Wi-Fi atrasou em quase cinco horas a viagem de avião de dezenas de pessoas. O caso aconteceu nos Estados Unidos em um voo da American Airlines e envolveu uma falsa ameaça de bomba.

De acordo com a ABC News, o incidente foi registrado na última sexta-feira (7) em um voo que sairia de Austin, no Texas, com destino a cidade de Charlotte, na Carolina do Norte. Um passageiro avisou os comissários de bordo sobre um possível problema e, minutos depois, a decolagem foi suspensa por causa de uma ameaça de bomba no local.

De acordo com Bruce Steen, morador de Charlotte e passageiro no voo, um jovem com um tablet na mão alertou a equipe sobre um hotspot de compartilhamento de internet via Wi-Fi. O ponto de acesso estava nomeado como “Há uma bomba neste voo” (ou “There is a bomb on the flight“, no original em inglês).

O piloto anunciou que o voo retornaria para o portão de embarque por um “problema administrativo” e, algum tempo depois, autoridades policiais de Austin entraram no avião. Todo o veículo foi revistado, as bagagens passaram por um novo escaneamento no raio-X e até mesmo os passageiros foram orientados a mostrar os eletrônicos conectados à internet e eventuais pontos de acesso ligados.

Caso parecido já rendeu prisão antes

“Se isso for uma piada, por favor, levante a mão agora, porque nós podemos lidar com uma brincadeira dessas de forma diferente. Se não, precisaremos realizar uma investigação completa do que está acontecendo aqui”, disse o policial. Como ninguém assumiu a autoria, todos os ocupantes desembarcaram.

O voo só saiu do aeroporto de Austin quase cinco horas depois do previsto. A Administração para a Segurança dos Transportes (Transportation Security Administration), que cuida da aviação nos EUA, confirmou que o caso não envolvia um explosivo de verdade e que outros voos não foram afetados. Não há informações sobre as investigações, como detalhes se o responsável foi identificado ou detido.

Esse não é o primeiro caso de uma tentativa de brincadeira que vai longe demais em aviões. Em 2019, um jovem foi preso na Nova Zelândia após usar o sistema interno de chat do avião para falar que havia uma bomba no veículo. Três anos depois, um voo que saiu de Londres foi escoltado por um caça também por uma falsa ameaça parecida.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira