Violência impede reparo e Claro suspende internet em bairros da Zona Norte do Rio

Violência impede reparo e Claro suspende internet em bairros da Zona Norte do Rio

Imagem meramente ilustrativa. Montagem: Minha Operadora.

A falta de segurança pública na Zona Norte do Rio de Janeiro tem deixado milhares de moradores sem internet e serviços de TV por assinatura. Desde a segunda-feira (17), clientes da Claro nos bairros do Complexo de Israel, Cordovil, Parada de Lucas, Brás de Pina e Vigário Geral relatam que os serviços foram interrompidos. O motivo? A impossibilidade de acesso das equipes técnicas da operadora, que denunciam ameaças de criminosos.

Ao entrarem em contato com o atendimento da Claro, os consumidores ouvem uma mensagem automática informando sobre a situação. “A sua região enfrenta problemas de segurança pública e, por medida preventiva, as equipes técnicas estão impossibilitadas de entrar na região em razão de ameaças físicas. Por isso, no momento, não há previsão para normalização”, diz o comunicado.

A interrupção do serviço tem impactado diretamente a rotina da população. Sem internet, muitos trabalhadores que dependem da conexão para exercer suas atividades foram obrigados a buscar alternativas. Um morador da região, que preferiu não se identificar, disse à rádio CBN: “Preciso da internet para trabalhar e estou tendo que me deslocar para outros bairros. É um absurdo. Queremos uma resposta.”

A situação se repete em outras partes da cidade. Na região da Penha Circular e Brás de Pina, moradores denunciam que o serviço está suspenso desde novembro de 2024. Segundo relatos, traficantes teriam metralhado caixas de distribuição de operadoras para obrigar os moradores a aderirem a um plano clandestino de internet.

“Na mesma semana em que o serviço foi cortado, apareceram panfletos oferecendo uma ‘internet comunitária’ por R$ 180. Muita gente aderiu porque era a única opção”, afirmou uma moradora sob anonimato.

O setor de telecomunicações tem pedido soluções urgentes para o problema. Em nota, a Conexis Brasil Digital, entidade que representa as principais operadoras do país, alertou para os prejuízos causados pelo furto e vandalismo de cabos e equipamentos. A entidade também reforçou a necessidade de uma ação coordenada entre Judiciário, Legislativo e Executivo para coibir crimes contra infraestrutura de telecomunicações.

A Secretaria de Segurança Pública informou que está finalizando um levantamento sobre as empresas que operam na região e prometeu uma reunião com a Anatel após o Carnaval para discutir soluções. Já a Polícia Militar afirmou que realizou uma operação nesta segunda-feira (13) para garantir a reinstalação dos serviços na Zona Norte do Rio.

Apesar das cobranças, a Claro ainda não divulgou uma posição oficial sobre o caso. Enquanto isso, moradores continuam sem previsão de quando os serviços serão restabelecidos.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira