Parece que as tropas ucranianas estão utilizando aeronaves civis modificadas como bombardeiros na guerra com a Rússia. Alguns registros mostram as aeronaves não tripuladas em baixa altitude, responsáveis por realizar ataques furtivos nos alvos inimigos, principalmente à noite.
Vídeos compartilhados pelas forças russas mostram um tipo de drone voando pouco acima das árvores. Os militares tentam abater o veículo aéreo, mas sem sucesso, dada a distância do alvo, e segundos depois uma explosão pode ser ouvida, indicando que o drone lançou alguma bomba em solo.
Pela capacidade de voar em uma altitude bem baixa, esses veículos modificados raramente são avistados nos radares. Apesar disso, por conta da estrutura mais frágil, são suscetíveis a ataques de artilharia terrestre, que podem abater facilmente essas pequenas aeronaves, que não possuem sistema de defesa.
Por mais que seja chamado de drone por diversos portais russo, as imagens mostradas no YouTube revelam que a aeronave parece até mesmo um avião monomotor de pequeno porte. Contudo, pela baixa resolução da filmagem, ainda é incerto apontar qual que objeto voador realmente é.
Drones são corriqueiros no conflito
Notícias sobre drones no conflito entre Rússia e Ucrânia não são uma novidade. Recentemente, um drone ucraniano destruiu um lançador de mísseis inimigo, enquanto a Rússia realizou um ataque recorde com 267 desses veículos não tripulados em uma forte ostensiva.
Até o fim da guerra, que não parece tão perto de acabar, os dois lados devem continuar apostando nesse tipo de armamento não tripulado para acertar alvos. Por outro lado, a Marinha dos EUA abateu drones sem disparar tiros ou mísseis, usando somente uma tecnologia cinética.