O Leading Tech Report, estudo realizado pela BossaBox, analisou como líderes e C-Levels percebem o impacto das áreas de Produto e Tecnologia nos negócios para 2025. A pesquisa revelou que o trabalho remoto segue como o principal modelo para times e profissionais da área, com 52% já atuando dessa forma. Além disso, dentro desse grupo, 93% afirmam não ter planos de mudança nos próximos meses.
“Os números refletem não apenas uma adaptação consolidada a este formato, mas também os benefícios percebidos principalmente pelos profissionais. Identificamos ainda que os ambientes que mais promovem alta performance são aqueles em que as áreas de Produto e Tecnologia têm protagonismo, oferecendo senioridade, ciclos rápidos de entrega, e sobretudo, trabalho remoto”, afirma João Zanocelo, Head de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox.
Além da forte adesão ao trabalho remoto, os dados do estudo indicam que esse modelo está diretamente associado a um desempenho superior das equipes. Quando o time trabalha remotamente, 47% dos membros relatam alta performance em qualidade e quantidade de entregas. Já no modelo presencial, esse índice cai para 37%. Com 95% das equipes formadas por plenos e seniores, a necessidade de supervisão constante diminui, permitindo maior autonomia e eficiência nos processos.
“O mercado está se transformando, e o modelo freelancer nunca esteve tão estratégico. Especialistas agora têm a oportunidade de atuar com mais flexibilidade, entregando alto valor sem as amarras de um vínculo tradicional. A adoção do trabalho remoto e da contratação sob demanda só reforça essa tendência, permitindo que empresas acessem talentos qualificados exatamente quando precisam, enquanto os profissionais ampliam seu impacto e diversificam suas oportunidades de crescimento”, finaliza o cofundador da BossaBox.
Hoje, a empresa conta com mais de 200 Prolancers, nome que é dado aos freelancers profissionais, que foram alocados pela startup em diversos tipos de projetos. Ao todo, são mais de 40 mil profissionais cadastrados na plataforma, sendo mais de 7 mil profissionais seniores.