
No próximo domingo, 2 de março, os fãs de cinema tem um encontro marcado com a 97ª edição do Oscar, o maior e mais prestigiado evento cinematográfico do mundo. E, desta vez, os brasileiros, especialmente, tem motivos de sobra para acompanhar a premiação.
O filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, é um dos títulos que terão mais destaque na ocasião, concorrendo, inclusive, ao posto de melhor filme da temporada 2024. Porém, a concorrência é dura, já que muitas outras projeções de peso estão no páreo.

No entanto, nem tudo são flores nesta competição: alguns dos longas da categoria de Melhor Filme receberam notas duvidosas da crítica especializada. Você consegue adivinhar quais são os melhores e piores longa-metragens desta temporada do Oscar? Nós estamos aqui para te contar!
Os indicados ao Oscar de Melhor Filme, do pior ao melhor
Utilizando o agregador de notas Rotten Tomatoes, nós listamos os filmes que estão concorrendo ao prêmio principal do Oscar, do pior ao melhor. Curiosamente, o filme brasileiro Ainda Estou Aqui está na ponta da lista, e estamos falando do melhor lado da relação! Confira a seguir:
10 – Emilia Pérez
Aprovação: 72%
Emilia Pérez é um filme francês que lidera as indicações ao Oscar 2025, concorrendo em 13 categorias, mas também é considerado o pior entre os indicados. A trama é protagonizada por Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña e Selena Gomez, e já protagonizou múltiplas polêmicas.
O filme venceu o Critics Choice Awards na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira, superando o brasileiro Ainda Estou Aqui. “No México, uma advogada recebe uma oferta inesperada para ajudar um temido chefe de cartel a se aposentar de seus negócios e desaparecer para sempre, tornando-se a mulher que ele sempre sonhou ser”, diz a sinopse.
9 – Um Completo Desconhecido
Aprovação: 81%
Um Completo Desconhecido é estrelado por Timothée Chalamet e dirigido por James Mangold, que também foram indicados nas categorias de Melhor Ator e Diretor na premiação. Apesar de ter conquistado a confiança da academia, o longa não superou seus rivais no Rotten Tomatoes.
“Em 1961, um desconhecido Bob Dylan, de 19 anos, chega à cidade de Nova York com seu violão e cria relacionamentos com ícones musicais em sua ascensão meteórica, culminando em uma performance inovadora que reverbera no mundo todo”, revela a trama. O longa-metragem está nos cinemas brasileiros atualmente e deve chegar ao Disney+ futuramente.
8 – Wicked
Aprovação: 88%
Wicked é uma adaptação cinematográfica do famoso musical da Broadway, dirigida por Jon M. Chu. O filme recebeu 10 indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Cynthia Erivo.
“Elphaba, uma jovem incompreendida por causa da pele verde, e Glinda, uma jovem popular, se tornam amigas na Universidade de Shiz, na Terra de Oz. Após um encontro com o Maravilhoso Mágico de Oz, a amizade delas chega a uma encruzilhada”, conta a história do filme, que está disponível para aluguel digital atualmente.
7 – A Substância
Aprovação: 89%
A Substância é um filme de terror e drama dirigido por Coralie Fargeat. Com Demi Moore e Margaret Qualley no elenco principal, o projeto é um dos poucos do gênero de horror a ser tão prestigiado no Oscar.
No enredo, “uma celebridade em decadência decide usar uma droga misteriosa e desconhecida, uma substância que replica células e cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma”. Você pode assistir ao longa-metragem na MUBI atualmente.
6 – Nickel Boys
Aprovação: 90%
Dirigido por RaMell Ross, Nickel Boys recebeu algumas indicações importantes ao Oscar 2025, incluindo Melhor Roteiro Adaptado. O filme, que já está disponível no Prime Video, ganhou atenção do público e críticos por ser gravado em primeira pessoa.
Baseado no romance de Colson Whitehead, ganhador do Prêmio Pulitzer, o longa-metragem dramático “narra a poderosa amizade entre dois jovens afro-americanos que passam juntos pelas angustiantes provações de um reformatório na Flórida.” Ethan Herisse e Brandon Wilson encabeçam o elenco.
5 – Duna: Parte 2
Aprovação: 92%
Duna: Parte 2 é a sequência do épico de ficção científica dirigido por Denis Villeneuve. O filme recebeu várias indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção de Arte.
“Diante da difícil escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, Paul Atreides, agora ao lado de Chani e dos Fremen, dará tudo de si para evitar o futuro terrível que só ele pode prever”, explica a sinopse. Você pode assistir ao filme atualmente no streaming Max.
4 – Conclave
Aprovação: 93%
“O Cardeal Lawrence é encarregado de liderar um dos eventos mais secretos e antigos do mundo, a seleção de um novo Papa, onde ele se encontra no centro de uma conspiração que pode abalar os próprios alicerces da Igreja.” Esta é a premissa do interessante Conclave, filme comandado por Edward Berger, que recebeu, inclusive, uma indicação na categoria de Melhor Direção.
Protagonizado por Ralph Fiennes, o filme é um dos favoritos ao Oscar em 2025 após vencer importantes premiações, como o BAFTA 2025. No entanto, o longa-metragem ainda não está disponível no streaming por aqui.
3 – O Brutalista
Aprovação: 93%
Conduzido por Brady Corbet, O Brutalista recebeu 10 indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. Com mais de três horas de duração e trazendo até um intervalo, o filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.
O longa aposta na seguinte trama: “Quando o visionário arquiteto László Toth e sua esposa Erzsébet fogem da Europa do pós-guerra em 1947 para reconstruir seu legado e testemunhar o nascimento da América moderna, suas vidas são mudadas por um misterioso e rico cliente”.
2 – Anora
Aprovação: 93%
Anora, dirigido por Sean Baker, também é um dos favoritos em várias categorias do Oscar 2025, após levar prêmios importantes em eventos como o SAG Awards. Estrelado por Mikey Madison, Paul Weissman, Yura Borisov, Lindsey Normington e Emily Weider, o filme mistura romance, comédia e drama de maneira bastante chamativa.
“Anora, uma jovem trabalhadora sexual do Brooklyn, conhece e impulsivamente se casa com o filho de um oligarca. Quando a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado quando os pais partem para Nova York para anular o casamento”. O longa ainda não tem previsão de estreia no streaming aqui no Brasil, mas está em cartaz nos cinemas.
1 – Ainda Estou Aqui
Aprovação: 97%
Por fim, temos o impactante Ainda Estou Aqui, filme brasileiro comandado por Walter Salles que é baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva. A trama narra a emocionante trajetória de Eunice Paiva, mãe do autor, durante a ditadura militar no Brasil.
O filme recebeu três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Apesar de não aparecer entre os favoritos nos pitacos da crítica do exterior, o longa-metragem brasileiro traz a melhor avaliação no agregador Rotten Tomatoes, dando esperanças de uma vitória.
E aí, quem você acha que leva a estatueta de Melhor Filme no Oscar 2025, que acontece em 2 de março?