Tencent testa união com DeepSeek e pode criar IA chinesa ainda mais popular

A gigante chinesa Tencent vai integrar a badalada inteligência artificial (IA) DeepSeek como uma alternativa ao seu próprio chatbot, chamado de Hunyuan Thinker. A própria companhia confirmou a novidade, que por enquanto está em fase experimental.

Neste primeiro momento de testes, grupos selecionados de usuários do chatbot Yuanbao na China foram escolhidos para poder escolher qual modelo de linguagem eles querem usar na ferramenta — o da própria Tencent ou o DeepSeek. A integração dessas plataformas deve aprimorar a capacidade de ambos com o passar do tempo.

“Com o apoio de dois modelos profundos de razoabilidade, a resposta para questionamentos é mais profissional, a argumentação é mais poderosa e a escrita é mais humana“, disse a Tencent no comunicado sobre os testes. A rival Baidu, mais famosa na região por um mecanismo de busca, também confirmou a adição do DeepSeek para “enriquecer” o próprio serviço.

Uma das companhias mais poderosas da China em tecnologia, a Tencent é também dona do mensageiro QQ e do superapp WeChat, além de ser investidora em várias empresas internacionais. A empresa já confirmou que pretende adicionar o DeepSeek e o Hunyuan Thinker também em outros serviços e produtos, sem especificar quais. Marcas ocidentais de renome, como o caso da Microsoft, também já confirmaram a integração da ferramenta em seus sistemas.

DeepSeek na mira de autoridades

O DeepSeek como chatbot e modelo de linguagem foi anunciado no final de janeiro de 2025 e, em poucos dias, balançou o mercado global de IA. A ferramenta se mostrou mais sustentável e igualmente eficiente em performance, fazendo com que as ações da Nvidia caíssem de forma considerável — ela é a atual fornecedora principal de GPUs para companhias do setor.

Por outro lado, a utilização da plataforma também levantou questões de privacidade e segurança. A proteção digital do DeepSeek foi questionada após uma série de testes e possíveis exposições de dados. Além disso, o serviço é considerado um risco à segurança nacional por supostas conexões com o governo chinês, assim como empresas como o TikTok.

Austrália, Itália, Taiwan e Coreia do Sul são os países que até agora tomaram medidas contra o DeepSeek — com as ações indo desde suspender os downloads como um todo na região até proibir o uso do chatbot por funcionários do governo. Os Estados Unidos também estudam que tipo de sanções podem ser aplicadas contra a ferramenta.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira