Mais de 800 celulares foram roubados ou furtados em todo o estado de São Paulo durante o pré-carnaval realizado no final de semana, de acordo com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) nesta segunda-feira (24). Os crimes aconteceram em meio aos desfiles de blocos que antecedem o período da folia.
Na capital paulista, duas mulheres foram presas com 16 smartphones furtados, no domingo (23). Elas teriam agido durante o bloco Modo Surto, em Santo Amaro, e foram descobertas após uma das vítimas acionar o rastreamento do dispositivo, localizando o aparelho.

Em contato com policiais militares que patrulhavam a região, o proprietário do telefone informou os dados de localização e os oficiais encontraram as suspeitas escondidas em uma loja nas proximidades. Elas admitiram realizar furtos com frequência e que nunca haviam sido detidas, como detalha o g1.
Nas imagens compartilhadas pela SSP-SP, é possível notar que a maioria dos celulares furtados pela dupla era de iPhones de diferentes versões, com outras duas vítimas também conseguindo recuperá-los na delegacia. Ainda na cidade de São Paulo, um homem foi detido com dois aparelhos roubados em um bloco que desfilava na região central, após gritos dos foliões.
Queda na quantidade de furtos e roubos de celulares
Apesar da grande quantidade de celulares furtados e roubados no pré-carnaval de São Paulo este ano, houve redução de 62% nos crimes em todo o estado na comparação com a pré-festa de 2024, segundo a Secretaria. Os números oficiais indicam 880 registros nos dias 22 e 23 de fevereiro.
Já em 2 e 3 de fevereiro do ano passado, quando ocorreu a folia antecipada, foram 2.344 boletins de ocorrência por esses crimes, conforme os dados da SSP-SP. A tendência de queda também se manteve na capital, com 590 casos este ano e 1.508 em 2024, ou 60% a menos.
Outra redução citada pelas autoridades foi no número de casos envolvendo violência para a subtração do celular. No ano passado, a Polícia Civil registrou 802 roubos de smartphones, registros que caíram para 302 nesse final de semana.
E você que está pensando em frequentar os bloquinhos no carnaval 2025, quais cuidados vai ter em relação ao celular? Compartilhe suas dicas com outros leitores nas redes sociais do TecMundo.