Rudnik Química implanta IA Generativa e Analytics com MD2 Interactive Intelligence

Rudnik Química implanta IA Generativa e Analytics com MD2 Interactive Intelligence

A Rudnik Química, sempre em busca de inovação e eficiência, encontrou na Inteligência Artificial Generativa e Analytics um caminho promissor para otimizar suas operações. Para isso, contou com a parceria estratégica da MD2 e sua solução MD2 Interactive Intelligence, permitindo avanços significativos na gestão de dados e na tomada de decisão baseada em insights acionáveis.

A Rudnik Química é uma empresa brasileira especializada na distribuição de especialidades químicas, fornecendo produtos para diversos segmentos industriais. A empresa busca agregar valor à cadeia de clientes e fornecedores, promovendo um serviço de distribuição eficiente e de qualidade.

Com sede em Cotia, São Paulo, a Rudnik Química mantém parcerias estratégicas com fornecedores internacionais, como a Polaquimia S.A. de C.V., do México, importando produtos químicos para atender às necessidades do mercado brasileiro.

“Em um contexto em que a Inteligência Artificial possa ser a revolução mais importante desse século, as empresas têm a obrigação de estudar o tema e se adaptarem. Nesse sentido, ter a MD2 como parceira é um privilégio. Eles foram capazes de colaborar com a Rudnik desde discussões filosóficas passando por temas estratégicos e no desenvolvimento de um processo de melhoria contínua na gestão dos dados e criação de novas ferramentas. A MD2 já pode ajudar nos processos de compras e vendas de nossa companhia, e acredito que tenha potencial para nos ajudar em diversas outras frentes. Através dessa colaboração pudemos desenvolver um novo BI e uma solução de Inteligência Artificial que nos permite tirar valiosos insights de nossa base de dados interna. Com isso, conseguimos atender melhor os nossos clientes e melhorar nossos processos.”, afirma Ralph Rudnik, gerente financeiro da empresa.

O Desafio

Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, a Rudnik Química buscava aprimorar a qualidade da informação disponível para seus gestores e times operacionais. A empresa precisava de uma solução robusta para consolidar dados internos, transformar informações brutas em conhecimento estratégico e automatizar processos críticos, principalmente nas áreas de compras e vendas.

A Solução

Com o suporte da MD2, a Rudnik Química adotou a MD2 Interactive Intelligence, uma plataforma que integra dados corporativos com alta performance, utilizando IA generativa e técnicas avançadas de analytics. O projeto envolveu:

  • Desenvolvimento de um novo BI: estruturação de dashboards interativos e relatórios dinâmicos que proporcionam visibilidade total sobre as operações da empresa.
  • Implementação de IA Generativa: análise automatizada dos padrões de comportamento de clientes e fornecedores, otimizando estratégias comerciais.
  • Melhoria Contínua na Gestão de Dados: estruturação e refinamento de dados internos para maior confiabilidade na tomada de decisão.

Os Resultados e impacto

A parceria entre a MD2 e a Rudnik Química gerou resultados tangíveis e expressivos:

  • Eficiência aprimorada nos processos de compras e vendas: a IA generativa ajudou a identificar padrões de demanda, otimizando pedidos e previsão de estoques.
  • Maior assertividade na tomada de decisões: insights acionáveis extraídos da base de dados interna melhoraram a gestão de clientes e fornecedores.
  • Melhoria no atendimento ao cliente: a compreensão mais profunda dos padrões de consumo possibilitou a personalização das ofertas e um relacionamento mais próximo com os clientes.
Marcio Guerra

A Rudnik Química, por meio de seus executivos e lideranças de negócios, Ralph Rudnik, Luis Carlos Cardoso, Martin Schmal, juntamente com sua equipe, composta por Juliano Amado, Cesar Campos e Maria Vitória (Mavi), e com a participação relevante do business partner Marcos Coimbra, idealizador e condutor das iniciativas, proporcionou um ambiente participativo, sinérgico e altamente colaborativo com o time da MD2, representado por Julio Costa, Marcelo Tavares e Lucas Inês. Assim, desafios e conquistas foram vividos de forma plena. A tecnologia de IA exige conhecimento profundo do negócio para definir casos de uso claros e objetivos, compreensão dos sistemas fontes de dados e seus metadados, e aplicação de métodos eficazes de conexão, coleta, qualificação e enriquecimento de dados. Com essa abordagem estruturada, conseguimos estabelecer uma base robusta, preparada para novos casos de uso com rapidez e precisão, gerando insights e promovendo decisões estratégicas embasadas.”, explica Marcio Guerra,  Diretor de Inovação MD2 Consultoria.

Sobre o MD2 Interactive Intelligence?

O MD2 Interactive Intelligence é uma solução que explora a IA para entregar um conjunto robusto de funcionalidades generativas de insights, permitindo a integração e qualificação de dados para análises mais assertivas. A solução se apoia em plataformas consagradas para garantir escalabilidade, segurança e privacidade dos dados. Além do aproveitamento de ambientes poderosos de armazenamento e processamento de grandes volumes de dados.

Tags

Compartilhe

GPT-4.5: novo modelo de IA tem interações mais naturais e menos alucinações
GPT-4.5: novo modelo de IA tem interações mais naturais e menos alucinações
Amazon apresenta chip quântico com “qubit gato” para reduzir erros
Amazon apresenta chip quântico com “qubit gato” para reduzir erros
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil