À medida que as organizações navegam em um cenário de ameaças cada vez mais complexo, os líderes de segurança estão fazendo mudanças estratégicas em direção a plataformas unificadas e tecnologias emergentes, conforme o recém-lançado Relatório sobre o Estado da Segurança e da Identidade 2025 da HID. O estudo abrangente reuniu respostas de 1.800 parceiros, usuários finais e pessoal de segurança e TI em todo o mundo, e revela uma transformação significativa na forma como as empresas estão abordando a segurança, com credenciais móveis e inteligência artificial emergindo como principais impulsionadores da inovação.
“O setor de segurança está em um momento crucial em que a integração da tecnologia moderna com a infraestrutura existente não é mais opcional – é imperativa”, disse Ramesh Songukrishnasamy, vice-presidente sênior de engenharia da HID. VP de Engenharia da HID. “O fato de 73% dos líderes de segurança agora priorizarem soluções unificadas orientadas por software mostra que fomos além das abordagens tradicionais em silos. As organizações estão exigindo plataformas que possam ser dimensionadas de acordo com suas necessidades e que, ao mesmo tempo, forneçam inteligência acionável.”
As principais conclusões do relatório incluem:
Um aumento acentuado na adoção de credenciais móveis e de biometria, sinalizando um afastamento dos métodos de acesso tradicionais
O rápido aumento das credenciais móveis, com 61% dos líderes de segurança identificando sua proliferação como uma das principais tendências, sinaliza uma mudança significativa em relação aos métodos de acesso tradicionais. Quase dois terços estão implantando ou planejando implantar soluções móveis. Ao mesmo tempo, a demanda por tecnologias biométricas, como impressão digital, íris e reconhecimento facial, está aumentando: cerca de 35% dos entrevistados usam atualmente a tecnologia biométrica, enquanto 13% planejam usar, indicando um potencial de crescimento significativo nesse segmento.
Demanda crescente por soluções unificadas de gerenciamento de segurança que otimizem as operações
Como as organizações diversificam a tecnologia de segurança atualmente, muitos líderes de segurança (67%) estão adotando soluções de segurança orientadas por software, citando que a unificação de várias metodologias de coleta de dados seria “um pouco” ou “muito importante” (73%) para sua organização.
Forte preferência por plataformas abertas que facilitem uma integração perfeita
A interoperabilidade tornou-se sinônimo de progresso no setor de segurança nos últimos anos, e a tendência continua, pois mais da metade dos profissionais de segurança relatou que as soluções abertas são “extremamente” ou “muito” importantes para suas organizações.
Foco estratégico em soluções de plataforma convergente em vez de produtos autônomos
Quase dois terços das organizações e 73% dos integradores e consultores relatam uma mudança para soluções de segurança orientadas por software que unem funções físicas e digitais, como vigilância por vídeo, controle de acesso e detecção de intrusão em uma plataforma mais unificada.
Transformação significativa do canal impulsionada pela inovação digital
O canal de segurança está passando por uma transformação significativa impulsionada pela inovação digital. Embora 77% dos parceiros de canal acreditem que estão se adaptando bem a essas mudanças, a crescente demanda do usuário final por IA, soluções em nuvem, integração de IoT e análises avançadas está remodelando as expectativas de serviço. Para prosperar, o canal deve evoluir e se adaptar continuamente para atender às necessidades em evolução do mercado e acompanhar o ritmo da transformação digital no setor de segurança.
Adoção acelerada de agentes de IA para aprimorar as operações de segurança
Os agentes de IA estão sendo rapidamente adotados para aprimorar as operações de segurança. Os casos de uso estão se proliferando nas plataformas de controle de acesso, gerenciamento de identidade, vídeo e gerenciamento de segurança. Os principais benefícios citados incluem maior eficiência e velocidade dos processos de segurança (50%) e recursos aprimorados de análise de dados em tempo real (47%).
Ênfase contínua na sustentabilidade na tomada de decisões de segurança, permitindo o orçamento.
A sustentabilidade ainda é um fator importante na tomada de decisões de segurança, com 75% dos líderes de segurança agora considerando-a em seu processo de seleção de soluções. No entanto, a sustentabilidade não é o fator mais importante na seleção de novas soluções, pois a segurança e a relação custo-benefício ainda são a maior prioridade para 80% dos integradores e consultores.
O relatório completo inclui dados globais adicionais e outras análises. Leia-o na íntegra aqui.