
Imagem: Divulgação/Netflix
Após alguns meses de espera e muita ansiedade, a Netflix finalmente liberou na última quinta-feira (13) os episódios finais de Cobra Kai. Eles começam logo após um dos capítulos mais impactantes de toda a série, no qual Kwon Jae-Sung morreu durante uma grande confusão no torneio Sekai Taikai.
Pouco tempo depois de isso acontecer e chocar o mundo, o torneio é retomado como uma forma de honrar a memória de Kwon — e tentar reverter a imagem negativa de sua organização. Na melhor tradição da série, a situação também traz uma mudança de rumo para dois personagens importantes, que retomam alguns caminhos traçados no passado.
Quem vence o Sekai Taikai em Cobra Kai?
Os capítulos finais de Cobra Kai mostram que a morte de Kwon teve um grande impacto no dojô de mesmo nome e, principalmente, em Kreese. Após ver que sua ambição assassina resultou na morte de um jovem inocente, ele acaba se arrependendo de seus atos do passado e abre mão de seus planos de vitória.
Com isso, o time que ele comandava fica sem um representante masculino para as finais do torneio, sendo Tory a única remanescente da equipe. Isso só muda na etapa final da série quando, seguindo as regras únicas do Sekai Taikai, as posições vagas são ocupadas por membros antigos do dojô.
Quem assume a missão de representar o Cobra Kai é Miguel e Johnny Lawrence, este último o responsável pela refundação da escola, o que deu origem a todas as confusões da série. Como ambos já haviam participado da organização no passado, os organizadores do torneio não fazem qualquer objeção à escolha.
No melhor estilo da série, os “caras do bem” acabam sendo os vencedores, e tanto Tory quanto Miguel conseguem vencer os representantes do Iron Dragon. No entanto, como há um empate de pontos entre os dois dojôs, cabe a seus senseis representantes se enfrentarem para decidir o campeão — momento no qual Johnny se consagra e vence o temível Sensei Wolf.
A situação é condizente com a proposta da série, que, apesar de ter alguns desvios notáveis em sua narrativa, sempre foi sobre o personagem interpretado por William Zabka. Ao permitir que ele retomasse controle sobre o Cobra Kai e fosse campeão de um grande torneio, a narrativa mostra que ele finalmente conseguiu superar sua derrota para Daniel LaRusso e a rejeição que sofreu por parte de Kreese.
Quem morre no final da série?
Apesar de a morte de Kwon dar a entender que o Sekai Taikai teria mais baixas, elas não acontecem durante o torneio. No entanto, Cobra Kai ainda reserva um final trágico para dois de seus personagens mais importantes, cujo destino é acompanhado por uma figura secundária da série.
Temendo que o novo Cobra Kai pudesse derrotar o Iron Dragon, Terry Silver manda que seu capanga Dennis sequestre a esposa e a filha recém-nascida de Johnny, com o objetivo de chantageá-lo. O plano é interrompido por Kreese que, em um sacrifício final, explode o iate de seu antigo amigo e faz com que todos que estavam nele morressem.
O que torna o sacrifício mais emblemático é que ele acontece respeitando o estilo do personagem, que sempre preferiu agir nas sombras e sem avisar quem pretende beneficiar. Ao mesmo tempo, segundo a tradição dos filmes dos anos 1980, a cena presente na série dá brechas para o retorno dos personagens, mesmo que seja difícil explicar como qualquer um dos envolvidos poderia ter sobrevivido.