O primeiro trailer de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos foi lançado na terça-feira (5) pela Marvel, agradando os fãs de astros como Pedro Pascal. No entanto, a divulgação inicial do filme também foi suficiente para criar uma grande polêmica na internet envolvendo inteligência artificial.
Após o lançamento da primeira prévia, os fãs apontaram inconsistências em pôsteres promocionais divulgados pela Marvel, levando a especulações sobre a possível utilização de IA na criação das imagens. A situação gerou grande repercussão nas redes sociais, com várias pessoas questionando a autenticidade do material.
Enquanto o assunto segue rendendo debates, a Marvel lançou um comunicado oficial sobre o assunto negando as acusações. Confira mais detalhes a seguir.
Entenda polêmica envolvendo pôster de Quarteto Fantástico
O primeiro pôster em questão retrata uma multidão comemorando o lançamento de uma missão espacial, mas alguns detalhes chamaram a atenção do público online. Uma mão segurando uma bandeira parece ter apenas quatro dedos, enquanto o rosto de uma mesma mulher aparece duplicado na imagem.

Outra imagem divulgada pela empresa também foi apontada como feita com o uso de inteligência artificial. No pôster em questão, uma garotinha aparece segurando um boneco do personagem Coisa, como fundo desfocado.
No Twitter (X), o usuário identificado como Jordan Flaherty disse ter identificado elementos de uso de IA na imagem. “Eu contei duas mulheres na foto com apenas uma perna”, relatou.

Os erros que aparecem nos materiais repercutiram nas redes sociais, levando a acreditar que a Marvel Studios teria utilizado IA generativa para criar a arte promocional, repetindo a controvérsia que ocorreu com a série Invasão Secreta — a produção utilizou a tecnologia em sua abertura. O uso de elementos repetidos, proporções contestáveis e erros em mãos e dedos são características comuns em imagens criadas usando inteligência artificial.
Enquanto muitos fãs criticaram a Marvel, outros também aproveitaram a situação para fazer piadas. “Vocês não entendem? A razão para eles terem quatro dedos é o QUARTETO Fantástico”, brincou o usuário do Twitter (X) Mason Mulcahy. “Definitivamente não é porque eles usaram IA generativa para a maioria desse pôster”, completou, em tom irônico.
Marvel se defende e diz que não usou IA generativa
Diante das críticas, um porta-voz da Marvel negou que a elaboração do pôster tenha utilizado inteligência artificial. Em declaração ao IndieWire, a empresa afirmou categoricamente: “A IA não foi utilizada na criação desses pôsteres”.
No entanto, não foram fornecidos mais detalhes sobre o processo criativo envolvido na divulgação do longa-metragem. Considerando o histórico da empresa, a declaração rasa e direta acabou dividindo opiniões, deixando o assunto ainda mais nebuloso.
Como já mencionado, a Marvel passou por uma situação similar com Invasão Secreta, cuja sequência de abertura foi criada com IA generativa. Esse histórico fez com que muitos fãs ficassem atentos a qualquer indício de uso da tecnologia em outros materiais promocionais da empresa.
Inteligência artificial gera debates em Hollywood
A discussão sobre o uso de inteligência artificial na produção de filmes e séries tem ganhado força nos últimos anos, movimentando até mesmo greves em Hollywood. Neste ano, a discussão também acabou chegando ao Oscar.
Recentemente, o filme O Brutalista, um dos favoritos ao grande prêmio de cinema, foi criticado por utilizar inteligência artificial para aperfeiçoar os diálogos em húngaro. O editor do longa, Dávid Jancsó, revelou que a equipe empregou o software Respeecher para ajustar certos sons e tornar a pronúncia dos atores Adrien Brody e Felicity Jones mais autêntica.
Enquanto a solução como um avanço tecnológico por algumas pessoas, o assunto também rendeu críticas. Afinal, com o uso da IA, os atores não precisaram se dedicar tanto ao seu principal trabalho, que é atuar. A polêmica também serviu de faísca para inflamar os debates sobre dublagem, que também é bastante impactada pelo uso de inteligência artificial.
O que esperar de Quarteto Fantástico?
Independente da polêmica, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é um dos filmes mais aguardados da Marvel em 2025. Dirigido por Matt Shakman, o longa apresentará a nova versão da icônica família de heróis, com Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Ebon Moss-Bachrach e Joseph Quinn nos papéis principais. Além disso, Ralph Ineson interpretará Galactus e Julia Garner será a Surfista Prateada.
O filme também promete ser uma peça-chave no desenvolvimento do futuro do MCU. Após anos atrelados aos filmes da Fox, o Quarteto Fantástico deve chegar ao universo da Marvel nos cinemas trazendo conexões com grandes projetos, incluindo os próximos Vingadores, que terão o retorno de Robert Downey Jr no papel de Doutor Destino.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos será lançado nos cinemas em 25 de julho de 2025. O longa-metragem deve dividir holofotes com Superman, o novo projeto da DC que chega no mesmo mês. Você vai assistir aos dois longas no cinema?