A população de Cajuru passa a contar com um sistema de monitoramento inteligente, fruto de uma parceria da Alcans, empresa referência em soluções de conectividade, com a Prefeitura Municipal. A iniciativa visa reforçar a segurança pública, facilitar a mobilidade urbana e tornar a cidade mais conectada por meio de tecnologia de ponta. A inauguração oficial da central de monitoramento aconteceu no último dia 18 de fevereiro, no Centro de Controle Operacional, em Cajuru, SP.
O projeto consiste na instalação de 48 câmeras de alta definição em 32 pontos estratégicos da cidade, interligadas a uma central de monitoramento que opera 24 horas por dia. A escolha dos locais foi feita para garantir máxima cobertura e segurança, priorizando prédios públicos e áreas de maior circulação. Também foram instaladas câmeras nas principais entradas e saídas da cidade, permitindo o monitoramento inteligente do fluxo de veículos.
O sistema possui três tipos de câmeras para garantir um monitoramento eficiente e abrangente:
- Leitura de placas de veículos: equipadas com tecnologia avançada, as câmeras identificam veículos nas principais entradas e saídas da cidade, registrando placa, modelo, cor, horário e localização. Essas informações são armazenadas com segurança e enviadas para a base de dados utilizada pela Polícia Militar, que faz a análise e o tratamento das informações.
- Movimentação e zoom ajustável: ideais para o acompanhamento dinâmico de cenas em tempo real, essas câmeras possibilitam o monitoramento detalhado de eventos e ocorrências.
- Câmeras fixas: responsáveis pelo monitoramento contínuo de áreas estratégicas, garantindo vigilância ininterrupta.
O sistema implantado oferece alta qualidade de imagem e funcionamento contínuo, assegurando as seguintes vantagens: imagens nítidas e detalhadas, mesmo com pouca iluminação; capacidade de ampliar imagens sem perda de qualidade; armazenamento remoto, garantindo a continuidade das gravações, mesmo em caso de falha local; acesso rápido e seguro às imagens sempre que necessário.
A tecnologia tem sido fundamental para apoiar a Polícia Civil, Militar e GCM na solução de casos de crimes, como roubos, e também para identificar danos ao patrimônio público e privado. Com o auxílio das câmeras foram elucidados vários casos pela Polícia Civil, e graças as imagens fornecidas, os policiais civis conseguiram finalizar a investigação. O sistema de monitoramento já contribuiu com alguns casos, como a localização de um veículo com a placa trocada (veículo dublê), que carregava produto de roubo. O alerta foi emitido e a Polícia Militar fez a abordagem no veículo.
Segundo Lucimara Lima, diretora de marketing da Alcans Telecom, a ação reforça o compromisso da Alcans com o desenvolvimento da região. “Nosso objetivo é usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população. Com essa iniciativa, oferecemos não apenas um serviço de internet de alta qualidade, mas também um ambiente mais seguro e moderno para todos. Além disso, Cajuru se destaca como um modelo de cidade inteligente e conectada”, acrescenta.