
Imagem: Divulgação/Netflix
Lançada no dia 6 de janeiro pela Netflix, Os Assassinatos de Åre é uma nova série sueca que está fazendo bastante sucesso entre os assinantes brasileiros do serviço. Em 5 episódios, ela mostra a investigação de dois assassinatos que abalam uma pequena cidade e podem trazer mais conexões entre si do que muitos esperam.
Estrelada por Carla Sehn e Cardo Razzazi, a produção tem entre suas qualidades mostrar como uma investigação policial nem sempre é linear ou encontra respostas fáceis. Mas será que esse realismo é resultado do fato de que a produção original do streaming é baseada em fatos reais?
Os Assassinatos de Åre é baseada em uma história real?
Apesar de trazer personagens complexos e casos que parecem serem capazes de acontecer no mundo real, Os Assassinatos de Åre não é inspirada pela realidade. As duas investigações mostradas até o momento são uma adaptação da série de livros de mesmo nome escritos pela autora Viveca Sten.
Conforme a própria Netflix deixa claro, as histórias que vimos até o momento são baseadas nos dois primeiros volumes da obra original. Conhecidos como “Hidden in Snow” e “Hidden in Shadows”, eles mostram os mesmos protagonistas — os detetives Hanna e Daniel — envolvidos em casos diferentes.
Até o momento, a série de livros já tem cinco volumes publicados, o que significa que há material mais do que suficiente para a Netflix investir em novas temporadas. No entanto, isso ainda não foi confirmado pela empresa, que deve esperar pelos resultados de audiência dos episódios já lançados antes de decidir por uma renovação.
Uma advogada de sucesso que trabalhou para várias companhias aéreas, Viveca Sten decidiu deixar o mundo legal em 2011 como forma de se focar em seus livros. Além da série Os Assassinatos de Åre, ela também é conhecida pela saga Os Assassinatos de Sandhamn, que se passam totalmente nessa região da Suécia.
Qual a opinião do público sobre a série?
Embora esteja conquistando uma boa audiência na Netflix, Os Assassinatos de Åre não tem recebido muitas críticas da mídia internacional. Muito disso é resultado do fato de ela ser uma produção sueca que não é falada em inglês, motivo pelo qual muitos sites e veículos sequer vão considerar dar atenção para a produção.
No entanto, isso não impediu o público de ser conquistado pela trama, que tem 72% de aprovação entre os reviews do Rotten Tomatoes. Quem gostou da história elogiou principalmente a qualidade do trabalho de seus atores, bem como os caminhos que foram seguidos pelos roteiros.
Já os críticos afirmam que a trama é “um pouco genérica” e que, graças ao ritmo lento dos episódios, os caminhos que a história segue se tornam um pouco previsíveis. E você, deu uma chance para a série da Netflix? Em caso positivo, aprovou a trama ou sente que ele deixou um pouco a dever?