Uma das grandes novidades dos celulares da Samsung em 2025 é o software. Tanto o Galaxy AI, que traz os recursos de inteligência artificial, quanto a interface One UI 7 ganharam um baita destaque no lançamento do Galaxy S25.
Até agora, a nova linha de celulares é a única que traz o Android 15 e a atualização mais recente da Samsung, que ainda está em fase beta no modelo do ano passado. Mas a atualização será lançada, sim, para muito mais celulares de diferentes linhas.
A nova One UI 7 chega com mudanças no visual, traz uma série de novos recursos de interface e, é claro, muita ferramenta baseada em IA que faz parte do Galaxy AI. Nós já testamos a atualização e contamos agora os seus principais destaques.
One UI 7 de cara nova
Vamos começar então pelas novidades de interface da One UI 7. A Samsung deu uma boa mexida aqui, mas também manteve várias coisas de uma forma parecida com o software anterior.
Você vai notar que existem novos ícones dos aplicativos da própria empresa, como no de Ajustes, Calculadora e Câmera, por exemplo. Alguns ícones também foram trocados lá no menu de Ajustes, como o do Galaxy AI. A ideia é que eles fiquem mais destacados para serem encontrados mais rapidamente.
A interface, de modo geral, também está um pouco mais arredondada. Um bom exemplo é a nova animação de carregamento, que surge em formato de pílula. As animações para abrir e fechar apps também estão mais uniformes.
Outra mudança aqui ficou com a gaveta de aplicativos. Antes, você só conseguia organizar na ordem alfabética, mas agora ganha a opção de ter uma navegação virtual. Isso lembra bastante o que a Xiaomi e outras empresas já fazem.
Um detalhe é que a Samsung trouxe a barra de pesquisa da gaveta de apps para a área inferior da tela. Isso deixa muito mais fácil usar essa funcionalidade. Na verdade, mais ferramentas estão na área inferior, mas a gente volta nesse ponto daqui a pouco.
Você também vai notar que a One UI 7 fez uma leve mudança na multitarefa. Agora, no lugar de ficar lado a lado, os apps que estão em segundo plano ficam um pouco sobrepostos — e você também pode usar o gesto de “arrastar para baixo” algum app para usá-lo.
Lá na tela inicial, que agora promete mais simetria, você também encontra algumas mudanças importantes. Você pode exibir ou ocultar o nome dos apps e pastas; pode aumentar o tamanho das pastas, assim pode tocar e abrir algum app sem abrir a pasta inteira; e encontra widgets em um novo formato de pílula mais discreto.
Os widgets agora ganharam uma função mais rápida para aumentar ou diminuir o tamanho, e também para ajustar o formato, cor de fundo e transparência.
Outras novidades ficaram para a central de notificações e para o menu de configurações rápidas. Agora, você pode deslizar no lado direito para ver os atalhos e do lado esquerdo para ver as notificações. E você também pode deslizar horizontalmente para trocar de um para o outro.
Se preferir, você ainda pode usar o formato antigo de puxar duas vezes: uma para ver as notificações e alguns atalhos, e mais uma para ver todos os atalhos. Algo a se notar aqui é que a Samsung também trouxe mais ferramentas para essa área.
Eu achei essa mudança algo positivo, deixa tudo mais organizado. Especialmente as notificações, que ficam menos “soltas”. Eu só senti falta de personalizar um pouco mais o menu de configurações rápidas. E você também não acha que ficou um pouco parecido com o iOS 18?
Lá na tela de bloqueio também existem algumas mudanças. A Samsung ajustou a interface de edição e, mais uma vez, lembra bastante o que a Apple fez no iOS 18. Aqui pouca coisa mudou além disso: a Samsung colocou dois relógios extras, que são animados, e trouxe ainda mais atalhos com novas ações rápidas.
Uma mudança bem pequena que a Samsung fez, mas que é bem-vinda, está no app de Relógio. Lá você pode criar grupos de alarmes, aí pode ativar ou desativar todos de uma vez. Pode ser útil para tarefas que se repetem ao longo do dia, ou mesmo para definir alarmes específicos para os dias da semana ou finais de semana, por exemplo.
A Samsung fez uma adição muito útil à One UI 7, que foi o uso de linguagem natural. Ela está disponível nos Ajustes e também na Galeria. Basicamente, você pode pesquisar por coisas como “meu som está ruim”, ou “melhorar bateria”, e então o celular vai te mostrar as opções mais ligadas ao que você está buscando. Você também vai notar que, quando clicar na busca dos ajustes, vai ver algumas sugestões rápidas.
O mesmo acontece lá na Galeria. Você pode buscar por “plantinhas”, usando termos mais simples, e o celular reconhece o que você quer. Eu só queria que isso chegasse na busca geral do sistema, assim seria mais fácil só digitar ou falar “banco”, “comida”, “transporte” para o sistema relacionar os apps que têm esses propósitos.
A One UI 7 também deixa você gravar o áudio, transcrever, resumir e traduzir as chamadas de voz. Esse recurso funciona bem, mas pode se confundir e nem sempre é muito preciso. Um detalhe aqui é que você pode tocar em um trecho da transcrição para ouvir o conteúdo.
Novo app de Câmera e Galeria
O aplicativo de Câmera da Samsung foi atualizado com a One UI 7 e, finalmente, a maioria dos ajustes e atalhos estão na área inferior do app. Isso facilita demais na hora de ajustar alguma coisa, mesmo que você use o celular na vertical ou no modo paisagem.
Com isso, fica mais prático trocar a resolução, proporção, ativar ou desativar o timer ou flash, ajustar a exposição, usar os filtros e mais.
O aplicativo de Câmera ganhou um novo controle deslizante para o zoom. Ainda fica nítida a troca de câmeras, mas o movimento ficou muito mais suave, lembrando até as handycams.
A One UI 7 deixa você salvar as configurações de exposição para cada modo, além de habilitar a gravação de vídeos em formato profissional Log, que até agora só está disponível no S25 mesmo. Outra adição é o monitor de exposição, que torna mais fácil ajustar a iluminação de um cenário quando você for gravar vídeos — ele destaca as áreas mais expostas e as menos expostas, por exemplo.
Lá na Galeria, agora você encontra uma opção rápida para criar colagens usando fotos e vídeos. Basta selecionar os arquivos que você quer e depois tocar em “Criar”. Existe um limite de 14 mídias por colagem, mas você tem várias opções do Freeform para ajustar a sua colagem.
E no app Estúdio você também pode cortar automaticamente os seus vídeos para os melhores momentos deles. Essa ferramenta funciona bem rápido, mas nem sempre acerta os “momentos principais”.
Now Bar e Now Brief
Uma grande novidade da One UI 7, estreando agora no Galaxy S25, é o Now Brief, que é exibido tanto em widgets quanto na tela de bloqueio. Ele gera resumos com informações relevantes do usuário de manhã, de tarde e de noite. A ideia é que você fique sempre atualizado.
Esses resumos reúnem dados de 13 categorias até agora, passando por atividade física, saúde e bem-estar, agenda, lembretes, notícias e mais. É algo que, na teoria, é ótimo e pode facilitar e muito a vida, mas que ainda não funciona muito bem.
A proposta, por exemplo, visa antecipar até os seus compromissos de agenda para organizar rotas. E também usar dados do tempo para avisar que você pode tentar uma rota alternativa para não se atrasar por causa de uma chuva.
O principal ponto aqui é que a função ainda não é compatível com muitos aplicativos. Então ela não traz uma quantidade enorme de dados contextuais para se antecipar ao que o usuário precisa. Eu acredito que, com o lançamento da nova linha, a Samsung e os desenvolvedores de apps podem tirar mais proveito da função.
A Now Bar também teve um baita destaque nesse lançamento. Ela fica na parte inferior da tela, mas também exibe atalhos dos apps na barra de status. Assim você pode tocar nesses atalhos e ter uma prévia do andamento desses apps sem precisar abri-los por completo. Lembra um pouco, também, o que a Apple fez com a Dynamic Island.
Galaxy AI: ficou mais inteligente?
A inteligência artificial é um ponto importante do novo software da Samsung. Agora, por exemplo, você tem o Google Gemini como o principal assistente virtual dos celulares da marca.
É só pressionar o botão lateral de ação para iniciar o Gemini. Ele está mais integrado aos apps do Google e da Samsung, então você pode pedir coisas como: “procure pelo próximo jogo do São Paulo e coloque na minha agenda”, e ele fará isso automaticamente.
Ou então por coisas como “quero fazer um macarrão carbonara. Procure uma receita fácil e adicione ao Samsung Notes”, ou para resumir um vídeo do YouTube e salvar no app as anotações. Você ainda pode fazer buscas por coisas específicas e pedir para o Gemini enviar os resultados direto para algum contato no WhatsApp.
Um detalhe aqui é que você pode tanto usar o botão lateral para iniciar o Gemini, quanto usar o comando de voz “Hey Google”. E, se preferir, pode apenas digitar o que quer, sem usar a voz.
A Seleção IA também é um recurso interessante, mas que lembra e muito o Circule para Pesquisar. Quando você ativa o recurso, ele “lê” a sua tela e sugere o que pode ser selecionado, mas você pode fazer isso manualmente.
Essa ferramenta é útil porque pode ser usada para ler endereços, números de telefone, e-mails e tomar ações, como ligar, usar o Google Maps. Também é possível selecionar trechos de textos, copiar o conteúdo e até criar GIFs de áreas específicas.
Outro detalhe da Seleção IA é a possibilidade de gerar uma imagem usando IA generativa, tendo como base o que está na sua tela.
Agora existe também o eliminador de áudio nos vídeos. Esse recurso funciona bem e pode reduzir, basicamente, os ruídos que estão ao seu redor quando você estiver gravando com o celular. Ele reconhece, no total, seis ruídos, mas deixa você editar até quatro deles por vídeo.
Você pode ver em tempo real como fica o resultado de cada ajuste, mas também pode pedir por um ajuste automático da ferramenta. É possível ajustar o volume de vozes, multidões, natureza, músicas e afins.
Outras novidades da One UI 7
A nova One UI 7 também carrega algumas outras adições menores, mas que podem fazer alguma diferença no seu uso. Entre elas, eu destaco:
- Você pode fixar a taxa de atualização dos games em 60 Hz ou 120 Hz no Game Booster;
- Pode escolher o formato das notificações na barra de status;
- É possível escolher a melhor expressão facial durante uma foto em movimento, mas se você aproximar a imagem descobre que ela foi editada por IA;
- O apagador de objetos parece mais preciso, mas talvez porque eu esteja usando um S25;
- As ferramentas de escrita agora podem ser usadas mesmo sem o teclado da própria Samsung (agora é só selecionar o texto e tocar no ícone do Galaxy AI);
- O navegador da Samsung agora deixa ouvir resumos de páginas, como de notícias;
- É possível gerar imagens só usando prompts de texto ou outras imagens como base;
- Ele deixa você criar figurinhas do WhatsApp;
- A One UI 7 traz o potencializador de detalhes, que faz um upscaling quando você recortar ou editar alguma foto;
- Você pode bloquear conexões USB, limitando apenas ao carregamento em outros dispositivos (está em “Bloqueador automático”);
- Pode impedir que ele escureça a tela automaticamente quando chega em 5% e pode ajustar o limite da carga entre 80-95%.
Vale a pena atualizar?
A nova One UI 7 chega como uma atualização importante para os celulares da Samsung. A empresa renovou o design do software, melhorou ferramentas que já existiam e trouxe novos recursos. Vários deles são baseados em inteligência artificial e, é claro, fazem parte do pacote Galaxy AI.
E esse também é um ponto de grande destaque aqui. A chegada do Gemini como o assistente virtual principal foi uma mudança muito boa, mas que também pode chegar em outros celulares, já que se trata do Google.
Mas a Samsung não acabou com o assistente Bixby: pelo menos por enquanto, ele vai continuar funcionando com outros aparelhos da marca e que fazem parte do SmartThings.
Os atalhos rápidos da Now Bar também são muito úteis, e o Now Brief chega como uma solução interessante. Só que esses dois ainda esbarram na falta de compatibilidade com outros aplicativos, algo que pode melhorar nos próximos meses.
Mas também não há como ignorar o fato de que a Samsung prometeu o Galaxy AI “gratuito” até o final de 2025. Ainda não está claro como e quanto a empresa vai cobrar por esses recursos de inteligência artificial.
Também ainda não sabemos se todos os atuais recursos permanecerão gratuitos, se só alguns deles serão pagos, ou se a empresa vai colocar alguns limites de uso, como transcrever só 30 minutos de uma gravação de áudio por dia, por exemplo.
Alguns recursos do Galaxy AI são processados nos próprios celulares, e outros usam a nuvem do Google, como a geração de imagens. O Google cobra pela assinatura do Gemini Advanced, e talvez esse seja o principal ponto sobre a gratuidade ou não das ferramentas.
Vale notar que o primeiro celular da Samsung com o Galaxy AI foi o S24, que deve ser atualizado até 2031.
No fim eu gostei da atualização que a Samsung fez para a One UI 7. O sistema está mais organizado e cada vez mais focado no uso de IA. Agora, é claro, é esperar pelas próximas atualizações com novos recursos e, é claro, que a Samsung leve a nova interface para mais aparelhos.
Quando a One UI 7 chegará no meu celular?
Em teoria, a Samsung deve atualizar as seguintes linhas de celulares:
- Galaxy M: a partir do M15;
- Galaxy A: a partir do A16;
- Galaxy S: a partir do S21;
- Galaxy Z: a partir do Flip 3 e Fold 3;
- Galaxy Tab: a partir do S8.
Mas a Samsung costuma cadenciar esses lançamentos, então nem todos esses aparelhos receberão a atualização na mesma data. Para saber todos esses detalhes é só continuar ligado aqui no TecMundo.