![](https://acessowi-fi.com/wp-content/uploads/2025/02/localimages/Sede-da-Nokia-Bell-Labs-em-Murray-Hill-Nova-Jersey-nos-EUA.jpg)
O renomado braço de pesquisa industrial da Nokia, o Nokia Bell Labs, responsável pela invenção do transistor, da célula solar, do laser e de inúmeras outras inovações, celebra seu centenário em 2025, marcando 100 anos de descobertas revolucionárias e inovações que abriram caminho para a era digital e ampliaram os limites do que é possível.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Nishant Batra, Diretor de Estratégia e Tecnologia da Nokia, declarou: “O último século seria irreconhecível sem o Nokia Bell Labs. Estabelecemos as bases para as comunicações modernas, a computação e a internet, definindo o padrão para a indústria de telecomunicações e impactando profundamente pessoas e comunidades em todo o mundo. Nosso legado está presente em cada bit dos bilhões de terabytes que circulam pelas redes globais anualmente, e nossos pesquisadores dedicados trabalham incansavelmente em inovações revolucionárias que moldarão o futuro.”
Nos últimos 100 anos, os pesquisadores do Nokia Bell Labs fizeram descobertas revolucionárias em radioastronomia, semicondutores, Teoria da Informação e comunicações móveis, impulsionando a inovação nos Estados Unidos e no mundo, além de estabelecer as bases da era digital. Essas conquistas resultaram em 10 Prêmios Nobel, cinco Prêmios Turing, além de três Emmys, dois Grammys e um Oscar.
Atualmente, seu legado vive em comprimentos de onda, fios e bits, enquanto conduz novos caminhos em comunicações espaciais, computação quântica, inteligência artificial, bases tecnológicas e tecnologias de sensoriamento para enfrentar os desafios mais urgentes da humanidade. O Nokia Bell Labs está estabelecendo recordes mundiais de velocidade óptica para atender à crescente demanda global por comunicação de alta velocidade, implantando redes móveis que sustentarão a presença humana contínua na Lua e além, e conduzindo pesquisas de ponta em 6G que integrarão os mundos físico, digital e humano.
Peter Vetter, Presidente de Pesquisa Central do Bell Labs na Nokia, afirmou: “No Nokia Bell Labs, não seguimos tendências, nós as criamos. Nossos pesquisadores se concentram em resolver problemas complexos que atendem a necessidades humanas reais para desenvolver a próxima grande inovação. De conceitos pioneiros para o 6G e avanços inéditos em tecnologia de fibra a inovações em sensoriamento e compreensão que fundem os mundos físico, digital e humano, estamos redefinindo como percebemos o mundo ao nosso redor e ampliando nossas capacidades.”
Thierry E. Klein, Presidente de Pesquisa de Soluções do Bell Labs na Nokia, disse: “Nos últimos 100 anos, o Nokia Bell Labs tem aproveitado a extraordinária criatividade de nossos pesquisadores para expandir os limites do possível e criar soluções transformadoras para o mundo real. Em nosso próximo século, estamos fornecendo os blocos de construção da comunicação tanto aqui na Terra quanto para uma economia espacial em rápida expansão, que sustentará a presença humana contínua na Lua – e além.”
Fazendo uso da tecnologia pioneira do Nokia Bell Labs, a Nokia contribui para impulsionar a sociedade, a indústria e o meio ambiente rumo a um futuro mais sustentável — expandindo possibilidades e redefinindo como vivemos, trabalhamos e cuidamos do nosso planeta.
O Nokia Bell Labs realizará comemorações e eventos em suas unidades ao redor do mundo em 2025. Acompanhe as novidades em nokia.com/bell-labs.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.