Após uma onda de vazamentos, a Nintendo finalmente quebrou o silêncio e revelou o Switch 2 no mês passado — confirmando também um anúncio completo para o dia 2 de abril. Agora, mesmo com o lançamento iminente do novo videogame, a gigante japonesa disse que o modelo atual do Switch continuará recebendo suporte enquanto houver demanda dos consumidores.
A confirmação veio do próprio presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, em uma teleconferência de resultados financeiros da empresa nesta terça (04). Segundo o relatório de nove meses (que se encerrou no dia 31 de dezembro), as vendas do Switch caíram 30% em comparação ao ano anterior (2023).

No entanto, Furukawa acredita que o anúncio do Switch 2 não causará um impacto significativo nas vendas do modelo atual — afirmando em seguida que, enquanto houver demanda, a empresa continuará oferecendo suporte para o Switch mesmo após o lançamento do seu sucessor.
Após nova previsão de vendas do Switch, analista sugere que Switch 2 pode não chegar “rápido o suficiente”
Com a divulgação do novo relatório, a Nintendo reduziu sua previsão de vendas do Switch no atual ano fiscal (que se encerra em março) — já que as vendas continuam caindo por conta de estarmos cada vez mais próximos do lançamento do Switch 2.
Em entrevista ao VGC, Serkan Toto, CEO da agência de consultoria Kantan Games, também afirma que a queda de 30% nas vendas do Switch faz um aceno à possibilidade de o Switch 2 não ser lançado “rápido o suficiente” — já que a empresa não teria bons jogos para impulsionar as vendas do modelo atual até a chegada do novo.

“Agora está muito mais claro como a Nintendo superestimou a vida que ainda resta no Switch no início do ano fiscal”, disse Toto. “A Nintendo agora revisou a previsão de vendas de hardware duas vezes, e espero que eles percam até mesmo essa previsão reduzida”.
“Não tenho certeza do porque eles pensaram que venderiam 14 milhões de unidades neste ano fiscal com uma lista de jogos tão seca dessas. O Switch 2 pode não vir rápido o suficiente”, explicou o analista.
Nintendo Switch ultrapassa as 150 milhões unidades vendidas

Por fim, o novo relatório da Nintendo também confirma que o Switch já vendeu mais de 150,86 milhões de unidades no mundo todo — números que ainda o deixa bem distante do PS2, que tem mais de 160 milhões de aparelhos comercializados.
Claro, a lista com os jogos mais vendidos do Switch também foi atualizada — e você confere o top 10 logo abaixo!
- Mario Kart 8 Deluxe — 67,35 milhões de unidades
- Animal Crossing: New Horizons — 47,44 milhões de unidades
- Super Smash Bros. Ultimate — 35,88 milhões de unidades
- Legend of Zelda: Breath of the Wild — 32,62 milhões de unidades
- Super Mario Odyssey — 29,04 milhões de unidades
- Pokemon Sword/Shield — 26,60 milhões de unidades
- Pokémon Scarlet & Violet — 26,38 milhões de unidades
- Legend of Zelda: Tears of the Kingdom — 21,55 milhões de unidades
- Super Mario Party — 21,10 milhões de unidades
- New Super Mario Bros. U Deluxe — 18,06 milhões de unidades
Ansioso para o Switch 2? Comente suas expectativas nas redes sociais do Voxel!