Musk quer fechar USAID, a agência humanitária do governo dos Estados Unidos

Musk quer fechar USAID, a agência humanitária do governo dos Estados Unidos

O empresário Elon Musk, que agora trabalha no governo dos Estados Unidos na gestão de Donald Trump, está perseguindo uma instituição tradicional do país. É o USAID, uma agência de ações assistenciais, ajuda humanitária e desenvolvimento social que existe desde a década de 1960.

A ideia do bilionário em seu departamento de eficiência e gestão, o DOGE, é enxugar ao máximo as contas públicas do país e demitir funcionários que ele considera como dispensáveis — seja pelos serviços prestados ou por não concordar com as ideias de Trump. Vários oficiais sênior foram desligados do USAID e de várias outras áreas do governo.

Segundo Musk, o USAID era “a organização federal que mais estava violando as ordens executivas do presidente” e, por isso, virou o seu alvo principal. Sem apresentar documentos que comprovem as acusações de corrupção ou insubordinação, ele chamou o local de “ninho de vermes” e “organização criminosa”, enquanto o próprio Trump disse que o departamento era comandado por “lunáticos“.

O bilionário afirmou que passou o último fim de semana “colocando o USAID no triturador” — nem mesmo o site do projeto foi poupado e está há alguns dias fora do ar. Os funcionários restantes foram instruídos a trabalhar remotamente enquanto a situação não é resolvida.

Os primeiros passos de Musk na gestão Trump

O atual Secretário de Estado, Marco Rubio, foi nomeado como o novo responsável pelo USAID. Ele não é favorável a fechar totalmente o projeto, mas também vai trabalhar por uma estruturação radical e priorizar apenas projetos que beneficiem os EUA. Políticos opositores tentam barrar a mudança e chamam a operação de ilegal, mas até agora não conseguiram barrar o projeto.

A agência destina verbas para fundos emergenciais e projetos sociais em países com desastres naturais, altos índices de pobreza, epidemias ou fome e em meio a conflitos civis. Um dos mais famosos fundos do USAID foi criado no começo dos anos 2000, para ajudar no tratamento e na prevenção da AID em países da África. Ao mesmo tempo, ela consolida a importância do país como uma nação com influência em todos esses territórios.

25_02_04_092729.jpg
O USAID destina ajuda humanitária para países aliados, inclusive em mantimentos e medicamentos. (Imagem: Wikimedia Commons/UNICEF Ukraine)

Escolhido para ajudar a enxugar as contas públicas, Musk prevê reduzir em até US$ 1 trilhão o déficit dos gastos governamentais. O bilionário, porém, não detalhou como fará isso e nem quais são os “grupos estrangeiros profissionais e fraudulentos” que estariam prejudicando o governo.

O dono da Tesla e do X, o antigo Twitter, tem sido criticado pela oposição por ser uma espécie de “funcionário especial” do governo com altos privilégios. Ele não passou pelo processo natural de indicação de um secretário de Estado, por exemplo, que precisa passar por uma sabatina no Legislativo, mas ainda assim tem acesso até mesmo a documentos confidenciais e dados sigilosos de órgãos públicos.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
banco BV anuncia Gustavo Sousa como novo CEO
banco BV anuncia Gustavo Sousa como novo CEO