Microsoft vai encerrar o Skype a partir de maio

Microsoft vai encerrar o Skype a partir de maio

Resumo
  • Microsoft vai descontinuar o Skype a partir de maio de 2025.
  • A última prévia do Skype para Windows exibe um aviso informando que o serviço será descontinuado, e sugere o uso do Microsoft Teams.
  • A integração do Teams ao Windows 11 reforça a escolha da empresa por esse serviço.

Longe do sucesso de outrora, o Skype vai ser aposentado pela Microsoft em breve. Surgiram indícios de que o serviço de chamadas por vídeo e voz será descontinuado pela companhia a partir de maio de 2025. Logo em seguida, a companhia confirmou a decisão. O substituto será o Microsoft Teams (não poderia ser outro).

Os indícios foram relatados pelo XDA. Um leitor do veículo analisou a última prévia do Skype para Windows e descobriu um aviso no aplicativo com os dizeres (em tradução livre): “A partir de maio, o Skype não estará mais disponível. Continue com suas chamadas e chats no Teams”.

Abaixo desse aviso há uma mensagem informando que determinado número de amigos do usuário já migrou para o Microsoft Teams. Provavelmente, esse número é determinado com a verificação dos contatos do usuário que já usam o Teams.

O que acontecerá com meus dados no Skype?

Procurada pelo XDA, a Microsoft respondeu que não tem nada a compartilhar sobre o assunto no momento. Porém, ao The Verge, a companhia confirmou a decisão por meio de Jeff Teper, executivo da divisão Microsoft 365.

De acordo com Teper, os usuários do Skype poderão fazer login no Microsoft Teams. O histórico de mensagens e contatos será migrado para este último automaticamente, mas também será possível exportar seus dados no Skype.

O Skype ficará disponível até 5 de maio de 2025. Os usuários terão até essa data para decidir se migram para o Microsoft Teams ou exportam seus dados para outros serviços.

Para quem usa o Skype para chamadas de voz, a Microsoft explica que será possível utilizar os créditos restantes dentro do Teams. Já quem tem números telefônicos no Skype precisará migrar para outro provedor, pois esse serviço não será mais oferecido.

Fim do Skype não é surpresa

O fim do Skype não deixa ninguém espantado. O serviço já não tem a popularidade de antes. Lançado em 2003, o Skype foi, por muito tempo, uma das ferramentas mais usadas por quem precisava fazer chamadas de vídeo ou voz pela internet.

Tamanha popularidade fez o Skype ser comprado pela Microsoft em 2011 por US$ 8,5 bilhões. Contudo, a companhia não soube manter o sucesso do serviço. Plataformas como Apple FaceTime, Zoom e Google Hangouts (substituído pelo Google Meet) contribuíram para o Skype perder relevância, principalmente no âmbito corporativo.

A própria Microsoft contribuiu com isso ao lançar o Teams, em 2017. Hoje, é justamente nessa ferramenta que a companhia aposta as suas fichas. A maior prova disso é que o Windows 11 foi preparado desde o lançamento para ser integrado ao Teams, que tem uma versão gratuita para uso pessoal.

Microsoft vai encerrar o Skype a partir de maio

Tags

Compartilhe

Carnaval 2025: Waze mostra ruas interditadas por causa dos blocos
Carnaval 2025: Waze mostra ruas interditadas por causa dos blocos
EA abre o código-fonte de quatro jogos da franquia Command & Conquer
EA abre o código-fonte de quatro jogos da franquia Command & Conquer
Empresa de call center usa IA para suavizar sotaque indiano
Empresa de call center usa IA para suavizar sotaque indiano
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?