
Resumo
- Microsoft pode descontinuar o Skype a partir de maio de 2025.
- A última prévia do Skype para Windows exibe um aviso informando que o serviço será descontinuado, e sugere o uso do Microsoft Teams.
- Embora a Microsoft não tenha confirmado oficialmente o fim do Skype, a integração do Teams no Windows 11 reforça a escolha da empresa.
Longe do sucesso de outrora, o Skype pode ser aposentado pela Microsoft em breve. Há indícios de que o serviço de chamadas por vídeo e voz será descontinuado pela companhia a partir de maio de 2025. Se essa decisão for confirmada, o substituto será o Microsoft Teams (não poderia ser outro).
É o que relata o XDA. Um leitor do veículo analisou a última prévia do Skype para Windows e descobriu um aviso no aplicativo com os dizeres (em tradução livre): “A partir de maio, o Skype não estará mais disponível. Continue com suas chamadas e chats no Teams”.
Abaixo desse aviso há uma mensagem informando que determinado número de amigos do usuário já migrou para o Microsoft Teams. Provavelmente, esse número é determinado com a verificação dos contatos do usuário que já usam o Teams.
Procurada pelo XDA, a Microsoft respondeu que não tem nada a compartilhar sobre o assunto no momento (ou seja, a companhia não confirmou o fim do Skype, mas também não negou que isso irá acontecer).

Fim do Skype não vai ser surpresa
Se o Skype chegar ao fim, ninguém ficará espantado. O serviço já não tem a popularidade de antes. Lançado em 2003, o Skype foi, por muito tempo, uma das ferramentas mais usadas por quem precisava fazer chamadas de vídeo ou voz pela internet.
Tamanha popularidade fez o Skype ser comprado pela Microsoft em 2011 por US$ 8,5 bilhões. Contudo, a companhia não soube manter o sucesso do serviço. Plataformas como Apple FaceTime, Zoom e Google Hangouts (substituído pelo Google Meet) contribuíram para o Skype perder relevância, principalmente no âmbito corporativo.

A própria Microsoft contribuiu com isso ao lançar o Teams, em 2017. Hoje, é justamente nessa ferramenta que a companhia aposta as suas fichas. A maior prova disso é que o Windows 11 foi preparado desde o lançamento para ser integrado ao Teams, que tem uma versão gratuita para uso pessoal.
Apesar de o Skype já não ter a força de antes, o serviço ainda deve ter uma base de usuários, por isso, se a Microsoft realmente decidir descontinuá-lo, deverá fazê-lo de modo progressivo, dando tempo para que uma migração possa ser feita sem grandes transtornos.