Microsoft não vai mais mudar forma de fazer login em fevereiro

Microsoft não vai mais mudar forma de fazer login em fevereiro

Resumo
  • A Microsoft não alterará mais o processo de login em fevereiro, ao contrário do que informações anteriores indicavam.
  • A empresa removeu a notificação e o artigo da seção de ajuda que mencionavam a mudança, afirmando que as informações estavam incompletas.
  • Nos últimos anos, a Microsoft tem buscado reduzir a dependência de senhas, promovendo alternativas como passkeys.

A Microsoft não vai mais alterar seu processo de login em fevereiro. A empresa removeu a notificação e o artigo da seção de ajuda que mencionavam a mudança. Informações anteriores apontavam que a companhia passaria a manter os usuários logados nos navegadores, sendo necessário encerrar a sessão após o uso.

Em comunicado enviado ao Verge, a Microsoft afirmou que as notícias que saíram na imprensa foram baseadas em informações incompletas, publicadas por engano pelo time de produto da companhia e já removidas dos produtos.

Portanto, não haverá mudanças nos processos de login para usuários comuns (pela conta Microsoft) ou comerciais (Microsoft Entra) em fevereiro. A companhia, porém, não esclareceu se planeja fazer estas alterações em outra data.

Quais seriam as mudanças no login da Microsoft?

A Microsoft passaria a manter os usuários logados nos navegadores. Atualmente, se uma pessoa quiser permanecer conectada, ela precisa marcar uma caixa com esta opção. Isso vale para praticamente todos os serviços da companhia, como o Outlook, o OneDrive e outros.

Imagem com um cadeado aberto e teclas pretas de teclado de computador.
Microsoft vem incentivando usuários a abandonar senhas e aderir a métodos mais seguros (foto: FLY:D/Unsplash)

Na prática, a mudança traria mais praticidade para quem sempre entra em sua conta Microsoft no mesmo computador, mas exigiria atenção de quem usa um computador compartilhado ou público. Nestes casos, seria necessário sempre se lembrar de encerrar a sessão após o uso.

Microsoft quer reduzir uso de senhas

Em um contexto mais amplo, a Microsoft vem tentando fazer seus usuários dependerem menos de senhas e migrarem para outras soluções mais seguras.

A empresa passou a oferecer o cadastro de passkeys sem usar este termo — no lugar, ela fala em “rosto, digital ou PIN”. A iniciativa obteve sucesso, com 25% dos usuários criando uma chave de acesso.

Este esforço da Microsoft já vem de algum tempo. Desde 2021, é possível remover a senha da conta e fazer login usando métodos alternativos, como o Windows Hello do computador, chaves de segurança física, o app Microsoft Authenticator ou verificação por SMS/e-mail.

Com informações do Verge

Microsoft não vai mais mudar forma de fazer login em fevereiro

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira