
A Microsoft iniciou os testes de uma versão dos aplicativos Office com anúncios. Conforme revelou o site indiano Beeboom, os ads estão parecendo no Word, Excel e PowerPoint gratuitos na Índia. As versões com anúncios desses programas tem limitações de uso, exigindo que o usuário assine os planos pagos para usufruir o máximo dos serviços.
Como são as versões com anúncios do Office com anúncios?
Segundo as imagens reveladas pelo Beebom, os anúncios do pacote Office envolvem apenas outros programas da Microsoft, como o ClipChamp (editor de vídeo), ou recursos exclusivos para assinantes, como a ferramenta Ler em Voz Alta, na qual o texto é lido pelo Word.

Em resposta ao site PCWorld, a Microsoft informou está realizando alguns testes limitados com versões com anúncios dos programas do Microsoft Office (que na verdade se chama Microsoft 365). A big tech disse ainda que não há planos de lançar uma versão com anúncios do pacote.
Contudo, o passado recente e antigo da Microsoft sugere o contrário. A big tech anunciou em 2022 uma vaga de emprego cuja descrição informava um modelo de negócio para PCs mais baratos com Windows com anúncios e assinaturas. Também teve o caso acidental de exibir anúncios no Explorador de Arquivos e propaganda do Edge no Menu Iniciar.

O modelo Software as a Service (SaaS) vem ganhando espaço em todas as empresas — independente do tamanho. Natural que a Microsoft lance no futuro uma versão gratuita com anúncios dos seus programas.
Quais os recursos presentes nas versões gratuitas do Office com anúncios?

O Excel, Word e PowerPoint gratuitos com anúncios contêm o mínimo dos recursos dos programas. No caso do Word, por exemplo, o usuário basicamente escreve e formata textos com os estilos. Ferramentas como colunas, alinhamento, espaçamento de linhas, bordas e equações não estão liberadas.
Se o seu trabalho exige apenas escrever, isso está ótimo. Mas para quem está produzindo um TCC ou um documento mais elaborado que será impresso, o Word grátis com anúncios não vai servir.
No Excel, a formatação condicional, análise de dados, WordArt, fontes, temas e efeitos são alguns dos recursos desabilitados na versão com ads. Já no PowerPoint, alguns recursos em comum o Word, como o ditar, SmartArt e equação não estão liberados — a opção de customizar slides, gravar e cronometrar também estão disponíveis apenas na versão paga.