Meta reconhece falha no Instagram que exibe conteúdo sensível nos Reels

Meta reconhece falha no Instagram que exibe conteúdo sensível nos Reels

Resumo
  • A Meta reconheceu que o Instagram exibiu vídeos perturbadores nos Reels.
  • Muitos usuários relataram que vídeos com cenas violentas, incluindo mortes, foram exibidos sem que houvesse interesse no assunto, e mesmo com o filtro de conteúdo sensível ativado.
  • A plataforma afirmou ter solucionado o problema e se desculpou pelo ocorrido, mas não explicou a causa da falha.

Nesta semana, muitos usuários do Instagram, no mundo todo (incluindo o Brasil), começaram a relatar que a plataforma estava exibindo conteúdo violento nas recomendações de Reels. A Meta reconheceu o problema, se desculpou por ele e afirma que já aplicou uma solução.

O Instagram tem um filtro de conteúdo sensível que está ativo para muitos usuários. Mas mesmo esse filtro não foi capaz de impedir a recomendação de Reels mostrando cenas violentas, como morte de pessoas, indivíduos sendo esfaqueados ou animais em sofrimento.

É uma falha surpreendente, afinal, o Instagram recomenda conteúdo com base nas fotos e vídeos que a pessoa vê, curte ou comenta. Por exemplo, se você começar a curtir Reels com cenas de futebol, começará a ver vídeos com esse tema com mais frequência nas recomendações da rede social.

Mas vídeos violentos ou perturbadores começaram a ser recomendados mesmo para usuários que não interagem com esse tipo de conteúdo. Para completar, alguns usuários ativaram o filtro de conteúdo sensível após se depararem com os vídeos indesejados, mas eles voltaram a aparecer pouco tempo depois.

Diante de tantos relatos sobre o problema em outras redes sociais, a Meta iniciou uma investigação interna e descobriu a falha. À CNBC, a companhia informou:

Corrigimos um erro que fez alguns usuários visualizarem conteúdo em seu feed do Instagram Reels que não deveria ter sido recomendado. Pedimos desculpas pela falha.

Qual falha fez o Instagram exibir conteúdo sensível?

A Meta reconheceu o problema, mas não explicou a sua causa. Contudo, a CNBC observa que o Instagram permite a publicação de determinados conteúdos sensíveis, desde que eles sejam devidamente sinalizados e tenham o propósito de servir de conscientização.

Mas, se o conteúdo sensível é perturbador e não cumpre nenhum propósito positivo, ele tende a ser removido da plataforma, tanto por moderadores quanto de modo automático.

É provável que um ou mais mecanismos de filtragem do Instagram ligados a esse sistema tenha falhado, talvez por conta de um ajuste algorítmico, causando toda essa situação.

O que importa é que o problema já foi solucionado. Pelo menos é o que a companhia afirma.

Meta reconhece falha no Instagram que exibe conteúdo sensível nos Reels

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira