Dando sequência aos planos de se tornar líder do segmento, a Meta está trabalhando em um app próprio para o seu chatbot de inteligência artificial generativa, conforme revelou a CNBC na quinta-feira (27). A iniciativa permitirá que o serviço concorra diretamente com o ChatGPT, Gemini, Copilot e outros bots.
Lançada em setembro de 2023 como uma assistente digital, a Meta AI atualmente funciona de forma integrada ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger. Ou seja, é necessário ser usuário de uma dessas plataformas para acessar a tecnologia, o que limita seu alcance.
Já com o app independente, o bot poderia ser acessado por qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha conta em um dos serviços da companhia, ampliando consideravelmente o público em potencial, como destacaram as fontes ouvidas pela publicação. No mês passado, Mark Zuckerberg deu indícios de que a mudança estaria a caminho.
Respondendo a um seguidor no Threads sobre a possibilidade de desenvolver um app independente para a Meta AI, o CEO da Meta se mostrou favorável ao lançamento. Na mensagem, ele compartilhou o emoji 100%, geralmente utilizado para expressar concordância.
Meta AI pode ganhar versão paga
Além de um app próprio, a IA da Meta também deve ganhar uma versão melhorada, com recursos avançados. No entanto, as pessoas interessadas em ter acesso a essas funcionalidades extras terão que pagar uma taxa mensal, assim como acontece com as edições premium dos bots da OpenAI e outras desenvolvedoras.
Esse assunto foi abordado pela chefe financeira da Meta, Susan Li, durante conversa com analistas em janeiro, como lembra a reportagem. Na ocasião, a executiva disse que a big tech vê oportunidades de monetizar o bot ao longo do tempo, incluindo recomendações pagas e uma oferta premium.
- Saiba mais: Como usar o Meta AI no WhatsApp?
Comentando sobre a possibilidade de a Meta AI ganhar um app próprio, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse o seguinte, em seu perfil oficial no X, em tom de ironia: “Ok, tudo bem, talvez façamos um aplicativo social”.
Curtiu o conteúdo? Aproveite para ler mais notícias sobre IA no TecMundo e compartilhá-las com os seus amigos nas redes sociais.