Jogos de serviço dominaram mais de 40% das partidas no Xbox e PS5 em janeiro

Jogos de serviço dominaram mais de 40% das partidas no Xbox e PS5 em janeiro

Uma pesquisa da GDC revelou que um terço dos estúdios de jogos AAA estão trabalhando em títulos de serviço ao vivo — reforçando a crescente aposta desse modelo na indústria. E não é para menos que essa tem sido uma das grandes tendências do mercado: segundo um levantamento recente, 40% do tempo gasto com jogatinas no PlayStation 5 e Xbox Series X|S nos Estados Unidos em janeiro foram em jogos de serviço ao vivo.

Em publicação no BlueSky, Mat Piscatella, analista da Circana, revelou que os dez principais títulos do gênero representaram 40% do tempo total de gameplay nos consoles em território norte-americano. Além disso, mais de 70% dos usuários ativos do PS5 e Xbox Series jogaram pelo menos um desses games — demonstrando o alto engajamento com esse formato.

Jogos de serviço já estabelecidos podem representar desafios para empresas do ramo

Certamente, esses jogos de serviço já estabelecidos no mercado podem representar desafios quase insustentáveis para desenvolvedores e publishers da indústria.

Piscatella observa que as estatísticas podem ser preocupantes, porque o gasto total do mercado de videogames dos EUA, o total de jogadores e o total de horas atingiram o pico em 2021, e “o ritmo de lançamento de jogos não diminuiu”.

Dessa forma, o grupo de jogadores em potencial não está aumentando — e, se muitos deles em teoria ainda estão gastando tempo nos mesmos 10 jogos de serviço, isso reduz a quantidade de tempo gasto testando outros títulos, em especial os novos lançamentos.

O analista também aponta que, no passado, os jogadores costumavam migrar entre grandes lançamentos — mas agora o modelo de serviço domina o tempo disponível.

“Os jogadores pulavam de um jogo grande para outro, mas eles estavam mais frequentemente mudando para algo novo, que eles compravam”, explicou Piscatella. “Agora, os jogos de serviço ao vivo sugam uma tonelada de tempo disponível, e é difícil superar o gratuito se for bom. Então. Aqui estamos”.

GTA 5, Fortnite e Roblox em evidência

Além disso, muitos desses jogos são experiências gratuitas — o que dificulta a competição para novos títulos pagos. Esse cenário reforça a influência dos live services na indústria e o desafio de se destacar nesse mercado.

De acordo com a agência de dados Newzoo, cinco jogos mais antigos, incluindo Fortnite, GTA 5, League of Legends, Minecraft e Roblox, foram responsáveis ??por 27% de todo o tempo de jogo em 2023.

E você? É adepto aos jogos de serviço ou prefere a boa e velha experiência singleplayer? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Tags

Compartilhe

GPT-4.5: novo modelo de IA tem interações mais naturais e menos alucinações
GPT-4.5: novo modelo de IA tem interações mais naturais e menos alucinações
Amazon apresenta chip quântico com “qubit gato” para reduzir erros
Amazon apresenta chip quântico com “qubit gato” para reduzir erros
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil